Destaques Geral

Curso de Letras da Uemg terá habilitação em Língua Inglesa

7 de novembro de 2024

Nova habilitação em inglês para o curso de Letras deve expandir possibilidades de carreira aos futuros profissionais / Foto: Reprodução

Luisa Scandorilli

PASSOS – O curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos terá a língua inglesa como nova habilitação a partir do ano que vem. A qualificação ‘Inglês e suas literaturas’, aprovada nesta semana, já está disponível para escolha do vestibular deste ano, com 40 vagas.

Segundo a professora do Departamento de Letras e Linguística da Uemg e coordenadora do curso, Bruna Toso Tavares, a nova habilitação deve ocorrer no período noturno e terá duração de quatro anos, sendo dois anos de formação geral e dois anos de habilitação em português ou inglês.

“O aluno que escolhe uma língua pode voltar e fazer por mais dois anos o segundo idioma.  Além do egresso, o aluno que fez o curso de Letras com uma habilitação, poderá pedir a obtenção de um novo título para reingresso à Universidade a partir de 2027 e sair com mais uma habilitação aqui da Uemg”, afirma.

Segundo a professora, a nova habilitação significa uma ampliação das possibilidades de atuação no mercado de trabalho para os futuros educadores.

“Enquanto língua portuguesa tem mais disciplinas na educação básica e regular, nos permitindo uma atuação um pouco mais restrita, o inglês abrange possibilidades de atuação em várias outras instituições, como escolas de línguas e cursinhos de inglês”, destaca.

Conforme a coordenadora, a inserção do curso em Passos foi motivada ainda pela escassez de professores com habilitação em língua inglesa na região, assim como a crescente procura das escolas bilíngues.

“Instituições, Secretaria de Educação do município e escolas particulares apontaram pela falta de profissionais de língua inglesa aqui na região. Constantemente, vemos editais da Secretaria de Educação solicitando professores de inglês, escolas procurando professores de inglês. Das escolas bilíngues, uma grande dificuldade para elas tem sido encontrar profissionais, então trazer a habilitação para Passos vem sanar essas necessidades”, relata.

“Para nós estudantes é uma grande conquista, afinal, isso coloca nosso curso em destaque não só na região, mas em todo o estado de Minas Gerais, pois nossa universidade é pública, gratuita e de qualidade, portanto, lutamos para que ela ofereça oportunidades para todos, incluindo o conhecimento”, afirma o estudante do 2º período em Letras e atual presidente do Centro Acadêmico do curso, Carlos Eduardo Silva Pereira.

“Aprender uma nova língua e ter a oportunidade de lecioná-la é sempre uma expectativa para os apaixonados pela linguagem”, disse o estudante.