Ícone do site Folhadamanha

Curso da Ufla em Paraíso recebe nota máxima do Ministério da Educação

Foto: Reprodução

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – O curso do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em São Sebastião do Paraíso recebeu nota máxima (5) no processo de reconhecimento realizado por integrantes da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC).

O resultado foi comemorado pela instituição, que está em fase de implantação no município. A sede da Ufla Paraíso tem recebido investimentos e melhorias e, neste ano, inaugurou novas instalações e laboratórios ampliando as condições de atuação aos professores e alunos.

A avaliação no Campus Ufla Paraíso ocorreu entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. Participaram os professores Kelli Savi da Silva e Hannelore Nehring. Eles fazem parte da comissão de avaliação designada através de Ofício Circular do Ministério da Educação e seus órgãos vinculados. Na oportunidade, foi realizada a avaliação para reconhecimento do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT).

Conforme relatório final, foram registradas as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes do relatório e considerados os referenciais de qualidade. A comissão emitiu o conceito final faixa 5 para a unidade em Paraíso. Em 2024, o instituto está comemorando dois anos de existência e de atividades acadêmicas.

“Já podemos comemorar, mais uma vez”, declara o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do campus Paraíso (Nitessp), Leonilson Herval. “É o primeiro curso reconhecido do nosso Instituto e é nota 5, nota máxima”, celebra o professor. Leonilson agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos. “Que sigamos construindo um espaço de enriquecimento pessoal e profissional para os jovens no nosso curso e no campus, fazendo a diferença na sociedade”, afirma.

No primeiro semestre o campus da Universidade Federal de Lavras em Paraíso (Ictim-Ufla) acolheu quase 100 novos estudantes que são provenientes de diversas cidades do país. É um momento que marca a expansão geográfica e o compromisso contínuo da instituição com a inovação e a excelência no ensino superior. O Bict é considerado o curso que é porta de entrada para a formação abrangente nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, também disponíveis no Ictin.

Para o diretor do Ictin, Fernando Ferrari a implantação do curso foi abraçado com superação. “A equipe da UFLA abraçou a missão com coração e determinação, transformando cada obstáculo em uma etapa construtiva. Isso é muito positivo”, assegura. Conforme o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o lançamento do programa acadêmico no campus de São Sebastião do Paraíso foi um desafio, exigindo a superação de obstáculos e agora os resultados estão sendo obtidos.

Também neste ano ocorreu a inauguração dos novos laboratórios da unidade. Além dos dois complexos destinados à pesquisa também foi celebrada a instalação de novos gabinetes destinados aos docentes.

Sair da versão mobile