Cultura Destaques

São Tomás de Aquino mantêm festa da Congada; Itamogi e Paraíso cancelam

26 de novembro de 2021

Foto: Divulgação.

São Tomás de Aquino decidiu nesta semana que irá manter a realização da Festa da Congada no fim do ano. Segundo a prefeitura, com o avanço da vacinação foi resolvido que a atração será promovida na Praça do Rosário.

De acordo com o comunicado emitido pela administração na terça-feira, 23. “A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, em reunião com os capitães do congado, comunica a todos que a Festa da Congada do ano de 2021, ocorrerá de 26 a 31 de dezembro conforme calendário tradicional da festa, porém de forma discreta”, disse.

Sobre os cuidados com a covid a nota reforça: “Contamos com a colaboração de toda a população aquinense e visitantes para um retorno seguro, para que todos possam prestigiar a Festa da Congada com segurança e tranquilidade, por isso reformamos o pedido de respeito às medidas e orientações das normas sanitárias”, conforme a nota. O comunicado termina dizendo que as informações divulgadas sobre a Congada estão sujeitas à alterações.

Já em Itamogi e São Sebastião do Paraíso, as lideranças dessas cidades decidiram por cancelar os festejos em mais este ano. Em Paraíso, ficou decidido que não haverá os tradicionais desfiles dos ternos de Congo e Moçambique, mantendo apenas a parte religiosa dos festejos.

Em Itamogi, a prefeitura se posicionou contrário a realização do evento depois de uma reunião com os capitães dos termos de Congo, Moçambique e Catupé, de membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, das secretarias de Educação e Cultura, dos vereadores e do prefeito.

Conforme nota, “apesar de controlada, a pandemia do coronavírus ainda não acabou e a realização de uma festa, nas proporções das Congadas, que reúne por dia cerca de 10 mil pessoas, poderia colocar em risco a saúde de nossa população”. E finaliza: “A expectativa é que a festividade volte a ser realizada em 2022, após não ter acontecido em 2020 e, agora, 2021”, ressalta.