Cultura Destaques

Passense lança seu primeiro livro

Por Nathália Araújo / Redação

22 de junho de 2021

Domingo é uma obra escrita por Ana Lis Soares, filha de Arlete Porto e Marco Túlio Costa

Amor, amizade, empatia, família, luto, relacionamentos abusivos, saudade, superação e vínculos afetivos. Estes são os principais temas abordados no livro “Domingo”, primeiro romance escrito pela autora passense Ana Lis Soares, de 32 anos. A obra, que já se encontra em pré-venda, dá vida a personagens que a acompanham desde sua adolescência e que representam diferentes etnias, idades e classes sociais; de modo que, fazendo jus ao título, cada identidade tem suas vivências narradas ao longo de um único dia.

Publicado pela editora Instante, “Domingo” apresenta uma narração em terceira pessoa com o propósito de promover observações profundas dos personagens e de suas transformações. Ainda, as narrativas independentes permitem uma leitura de capítulos sem sequência definida, uma vez que os leitores podem reconhecer os laços que unem as histórias.

“Dia da semana tradicionalmente dedicado ao descanso, é também um estado de espírito, lugar de conforto ou dor, acolhida ou solidão. São sete trajetórias que se tangenciam para formar um romance autêntico e precioso, em que, ao longo das horas de um domingo, personagens tecem reflexões, lidam com perdas, elaboram dificuldades e alegrias e percebem, no sofrimento ou no êxtase, a epifania de estar vivo”, diz a sinopse da obra.

Além de escritora, Ana Lis também é graduada no curso de Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), unidade Bauru, e trabalhou por seis anos como repórter e editora em redações de renomadas revistas e portais de notícias. Atualmente, se dedica à produção de conteúdo sobre livros e literatura para as redes sociais, sendo que utiliza principalmente as plataformas no Instagram e do YouTube.

Em entrevista para a Folha da Manhã, a autora revelou que, desde muito pequena, seus pais (Arlete Porto e Marco Túlio Costa) sempre a inspiraram para a produção de histórias; enfatizando que estrear no universo literário é algo muito especial e que proporciona diversas emoções.

“Vivo a correria da divulgação do livro, já que sou autora estreante, em parceria com uma editora independente. Há um longo trabalho a ser feito, além de, é claro, de preparação para que eu finalmente seja lida pelo público que abraçar o Domingo. Isso, acima de tudo, é uma realização. Ser escritora é algo que, realmente, faz parte do meu eu, sinto-me um tanto viva por poder me transbordar e lançar minhas palavras ao mundo desta maneira”, destacou Ana Lis.

O livro pode ser comprado por meio do site www.editorainstante.com.br, sendo que quem adquirir na pré-venda, que vai até o fim do mês, recebe 15% de desconto, além de frete grátis e uma dedicatória especial da autora. O lançamento oficial será realizado de forma virtual, em duas datas de julho, as quais ainda serão definidas. Para os interessados em conhecer o trabalho de Ana Lis, seu perfil no Instagram é @analissoares.