Cultura Destaques

Filarmônica de Minas Gerais faz 12º Laboratório de Regência

30 de julho de 2021

Maestro Fabio Mechetti da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais:/ Reprodução.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza de 31 de julho a 3 de agosto o 12º Laboratório de Regência, atividade pioneira no Brasil e que possibilita a jovens regentes ter sob sua batuta uma orquestra profissional e aprender, na prática, os desafios da regência. O público poderá assistir ao concerto presencialmente, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte ou, para quem preferir assistir de casa, haverá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube. Esta é uma das atrações do projeto Energia da Cultura (Cemig) desta semana.

Grupo Galpão

O Grupo Galpão e o Teatro de Rua, com Júlio Maciel e Eduardo Moreira, terá oficina online e gratuita com dois dos diretores de uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. O Grupo Galpão desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público, cuja linguagem artística foi construída a partir de encontros, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro, sem fórmulas e sem métodos definidos. É uma companhia que não apenas monta espetáculos, mas que se propõe a uma permanente reflexão sobre a ética do ator e do teatro, inserido em um amplo universo social e cultural.

A programação também teve um talk show com Francis Hime, compositor, músico, arranjador, regente e autor de inúmeros clássicos da MPB. Ele foi o convidado na edição do projeto “De Conversa em Conversa”, no último dia 28, com um bate-papo musical dentro das comemorações dos 310 anos da cidade histórica de Ouro Preto.
A artista Zezé Mota, com mais de 50 anos de carreira ícone da cultura nacional também participou do projeto “De Conversa em Conversa”, nesta quinta-feira. Com atuação em cinema, teatro, TV e na música desde os anos 1970, Zezé é uma das principais artistas de sua geração.

A artista Zezé Mota, com mais de 50 anos de carreira ícone da cultura nacional também participou do projeto nesta quinta-feira:/ Reprodução.