Cultura Destaques

Adesc realiza curso de teatro com recursos do Cmdca

Por Gabriella Alux / Redação

4 de outubro de 2021

Foto: Divulgação.

PASSOS – A Associação de Desenvolvimento Cultural (Adesc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), investiu R$100 mil reais em um curso de teatro no Rotary. O projeto conta com 50 alunos, entre 8 a 17 anos, com duração de dois anos e tem a proposta de estabelecer, através do teatro, um olhar para o indivíduo e suas potencialidades.

A presidente da Adesc, Isabella Vieira, afirma que o curso está sendo realizado por meio de uma conta do programa Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) do Cmdca. Segundo ela, o conselho lançou um edital, no final do ano passado, no qual todas as entidades que trabalham com a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes podiam participar. De acordo com Isabella, a Adesc foi inscrita e, depois de um processo que envolveu várias etapas e muita documentação, o projeto foi aprovado para realizar o curso livre de teatro.

“A Adesc regional tem o objetivo de promover os direitos culturais e, também, esses direitos gerais às crianças e adolescentes. A associação também faz festivais nacionais de teatro, manutenção do teatro Rotary e, um dos projetos da Adesc, no momento, é esse do curso de teatro, que está sendo custeado com a conta FIA. Para que a Adesc pudesse ser contemplada nesse edital, o primeiro passo era ter inscrito os seus programas de atendimentos no Cmdca e, depois, fazer inscrição no edital e passar por todas as etapas até a contemplação. Houve uma pré documentação, projeto, plano descritivo, documentos de regularidade fiscal e trabalhista e todas as demais documentações que são comuns de enviar”, disse Isabella.

De acordo com o diretor teatral Maurílio Romão, as inscrições do curso já estão fechadas e o programa é 100% prático, toda teoria é discutida depois de experimentos.

“Ficamos um ano e seis meses sem curso algum, por conta da pandemia de covid-19, após sete anos funcionando de forma ininterrupta. Com isso, as aulas, atualmente, têm cumprido o protocolo de utilizar álcool em gel, máscara de proteção e distanciamento. Estamos muito focados na proteção da equipe e dos alunos. O projeto da Adesc contempla um assistente social, um professor de teatro e um monitor. Essa retomada, com o curso, foi muito aguardada”, afirma.