Cultura Destaques

Casa de Cultura de Piumhi retoma aulas na próxima segunda-feira

Por Felipe Misuraca / Especial

8 de janeiro de 2022

Os cursos de violão, teclado, piano e viola têm duração de seis meses, enquanto que os restantes são disponibilizados durante o ano inteiro./ Foto: Reprodução.

PIUMHI – Na próxima segunda-feira, 10, a Casa da Cultura de Piumhi retoma a realização de cursos que devem durar até o 20 de dezembro deste ano. São oferecidas aulas de violão, piano, teclado, dança, funcional, artesanato, pintura em tecidos, coral, balé e zumba. Os cursos de violão, teclado, piano e viola têm duração de seis meses e, nos outros, a duração é de um ano. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Esporte, Thiago Júnio Santos Augusto, os locais preparados para as atividades estão prontos para o regresso dos alunos.

“As salas de aula já estão prontas e preparadas para o retorno das atividades. Todas elas estão com distanciamento devido à pandemia. As aulas de violão e viola serão com três alunos por horário, as aulas de dança e funcional com um total de 15 por horário e, por fim, aulas de sopro receberão um número máximo de quatro alunos”, disse.

Além disso, segundo Thiago, as salas deverão contar com distanciamento, higienização e álcool em gel disponíveis para aplicação. De acordo com Thiago, a procura pelas aulas tem sido grande. Segundo o secretário, algumas estão com lista de espera.

“As aulas que a gente tem maior adesão é violão, teclado, piano e dança. Ainda temos vaga para as aulas de dança, uma vez que são 15 alunos por sala. Porém, para as aulas de piano e teclado, temos uma lista de espera, já que o professor atende o aluno individualmente”, afirma.

“As expectativas são as melhores possíveis. O ano passado foi um ano de muito sucesso para o nosso setor cultural. Tivemos aulas durante todo o ano e posso dizer que foi um sucesso, terminando o ano com um evento natalino musical com apresentações dos nossos alunos. Atendemos mais de 400 pessoas por mês. É muito valoroso, uma vez que a gente proporciona essas atividades culturais para a população da nossa cidade”, salienta.

“Para o futuro, pretendemos retomar no início de março os ensaios da fanfarra municipal de Piumhi, que se apresentou no ano passado. Com esses alunos que irão realizar as aulas do instrumento de sopro, buscaremos criar uma orquestra de sopro para poder acompanhar a fanfarra nos eventos, com o objetivo de fortalecer a nossa fanfarra para as nossas apresentações. Além disso, pretendo ampliar essas atividades da cultura para os bairros e instituições pós pandemia”, disse.