Cultura Destaques

Festa do Reinado e da Cavalhada volta a ter cortejo em Passos

Por Adriana Dias / Redação

28 de dezembro de 2021

Foto: Divulgação.

PASSOS – A Festa do Reinado e da Cavalhada de Passos, que acontece há 185 anos, sempre no dia 25 de dezembro, voltou a ser realizada em 2021 após um ano sem cortejo devido à pandemia de covid-19. Neste ano, a Associação Passense dos Ternos de Congo e Moçambique, com apoio da secretaria municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, decidiu adotar novo formato para evitar aglomeração e manteve a presença dos integrantes apenas durante os rituais. De acordo com o presidente da associação, Geraldo Daniel Junior, o Juninho, estavam abertas 120 vagas para inscrição dos cavaleiros, tendo comparecido 100.

“Nós limitamos o número de participantes e também trocamos a ordem de apresentação, tendo sido a apresentação da Cavalhada primeiro e do Congado depois. Pode ser que isso tenha causado um pouco de surpresa, afinal, foram muitos anos os Ternos se apresentando antes. Mas, desta forma, era necessário muito apoio logístico e segurança policial, principalmente no encerramento, na praça de São Benedito, onde são hasteadas as bandeiras. Com a Cavalhada indo antes, diminuindo a aglomeração, nem a mistura de cavalos com os congadeiros”, disse Juninho.

O trajeto da Cavalhada saiu da Capelinha da Penha, com entrega das bandeiras para os Ternos do Congado na Barrinha, seguindo em destino à Igreja de São Benedito. Na praça Cônego José Timóteo, a Cavalhada fez sua apresentação, que é dividida em dois pelotões em sentidos contrários, dando voltas ao redor da igreja. Enquanto isso, os Ternos do Congo ergueram as bandeiras, no Santuário da Penha e, depois, o cortejo seguiu até a Igreja de São Benedito para erguer as bandeiras restantes.

A Prefeitura de Passos ajudou com a parte estrutural e apoio logístico, fornecendo o palco, som, água para os cavalos, ambulância e cavaletes para fechar as ruas.

“A avaliação foi muito positiva e respeitou a pandemia, tendo tido uma mudança, em que a Cavalhada saiu antes do Congado para evitar acúmulo de pessoas e tudo transcorreu em ordem, foi uma festa linda. Foi muito importante poder ter realizado este ano. As pessoas estavam precisando deste evento cultural e religioso”, disse Pedrinho.

Reinado

Segundo Juninho, a Festa do Reinado e da Cavalhada remonta ao ano de 1835 e é uma celebração religiosa anual, popularmente conhecida como “Congado” ou como “Festa de dezembro”, sendo uma tradição mantida ao longo dos últimos 185 anos pelos seus detentores, os grupos de ternos e as irmandades religiosas ligadas aos afrodescendentes.
No dia 26, domingo, às 14h, foi realizado o primeiro dia da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário no Santuário da Nossa Senhora da Penha, com o rei Gilberto Domingos Ferreira, a rainha Édina Aparecida Rodrigues Ferreira, Terno da Coroa de Nossa Senhora do Rosário, 1º Capitão Anderson Barbosa de Almeida e 2º Capitão Pedro Augusto Nazário.

Na segunda-feira, 27, às 14h, teria início o Reinado de São Domingos no Santuário de Nossa Senhora da Penha, com o rei Valtair José do Nascimento, a rainha Gisele Ribeiro Pedro Nascimento, Terno de Coroa de São Domingos, 1º Capitão Edson Carlos Rodrigues, 2º Capitão William Alves de Paula e 3º Capitão Diego dos Santos.

Nesta terça-feira, 28, também a partir das 14h, terá o Reinado de São José no Santuário de Nossa Senhora da Penha, com o rei Mozair Morais, rainha Raquel Aparecida Marques, Terno da Coroa de São José, 1º Capitão Gonçalves Cândido dos Reis, 2º Capitão Diogo Cândido de Sousa e 3º Capitão Adilson José Ferreira Júnior.

Na quarta-feira, 29, acontece o Reinado de São Benedito, com o rei José Adriano Carlos Dias, a rainha Maria Aparecida Dias e de Santo Antônio de Categeró na Igreja de São Benedito, com o rei José Wellington Mizael e rainha Alessandra Ferreira Mizael. Também conta com Terno da Coroa de São Benedito, com os capitães Paulo Alberto Santos, Diego Santos Melo e Afrânio, Terno da Coroa de Santo Antonio de Categeró, com 1º Capitão Hébert Rodrigues Deodato e 2º Capitão Paulo Fernando. O Terno de Moçambique da Coroa de Santo Antonio de Categeró, com 1º Capitão Valter José de Morais, também acontece neste dia.

Já no dia 30, às 14h, terá Reinado de Santa Efigênia na Igreja de São Benedito, com o rei Walter Donizete Bazílio, rainha Katia Luzia da Silva e Terno da Coroa da Santa Efigênia, com 1º Capitão e Capitão Mor Benedito Israel Amparado, 2º Capitão Francisco Assis Chagas e Reis Perpétuos João dos Reis e Maria da Penha Dias Reis.
Dia 31, às 14h, terá Reinado do Menino Jesus na Igreja de São Benedito, com o Rei Congo Gabriel Ferreira do Nascimento, Rainha Conga Maria Lúcia de Almeida, Terno da Coroa do Menino Jesus, 1º Capitão Daniel dos Santos e 2º Capitão Dimas Tadeu dos Santos.

E, no último dia, 1º de janeiro, às 15h, terá a descida das Bandeiras no Santuário Nossa Senhora da Penha e, às 17h, descida das Bandeiras na praça Cônego José Timóteo, no São Benedito. Durante as festividades do Reinado os reis e rainhas oferecem um almoço para os ternos e convidados em local definido por eles.