Leonardo Pedro
PASSOS – Sem participar de jogos oficiais desde o dia 19 de março, quando foi eliminado pelo América nas quartas de final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro visita o Náutico nesta noite, 13, às 19h, pelo primeiro confronto da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo acontece em Recife, no Estádio dos Aflitos.
Este é o primeiro jogo oficial do técnico Pepa comandando o Cruzeiro. Nas últimas semanas, o português participou de alguns amistosos contra Juventude e Red Bull Bragantino em preparação para o início dos torneios nacionais.
Pela terceira vez na história, Cruzeiro e Náutico se encontram em fase de mata-mata. A primeira foi em 1967, pela extinta Taça Brasil, com os pernambucanos classificados. A segunda foi em 1993, pela Copa do Brasil, e os mineiros passaram de fase.
No palco de hoje, o Estádio dos Aflitos, o retrospecto da Raposa é negativo. Em 11 encontros na casa do Timbu, o clube celeste venceu apenas três, empatou dois e saiu derrotado seis vezes. Nove gols foram marcados e 15 sofridos. Contudo, nas duas últimas vezes que o Cruzeiro esteve lá, pela Série B, venceu.
Por conta das três temporadas na segunda divisão, o histórico entre Raposa e Timbu é grande – para equipes de estados diferentes. Ao todo, foram realizadas 38 partidas oficiais entre os clubes, com 19 vitórias cruzeirenses e 11 alvirrubras.
O time mineiro vive sequência de 11 jogos sem perder para o adversário. A última derrota aconteceu em 2009, pela primeira rodada do Brasileirão (2 x 0 no Estádio dos Aflitos). Desde então, foram sete triunfos e quatro empates.