Leonardo Natalino
PASSOS – O Cruzeiro visita o Grêmio nesta noite, 27, às 19h, em confronto que encerra a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira busca se reabilitar na competição e tenta evitar repetir a sua pior sequência de resultados negativos nesta temporada. No momento, a Raposa está sem vencer há seis jogos.
A última vitória aconteceu em 8 de julho, quando superou o Vasco da Gama fora de casa, por 1 x 0. Desde então, soma quatro empates (Coritiba, Athletico-PR, Botafogo e Corinthians) e duas derrotas (Goiás e Palmeiras).
Entre 17 de maio e 21 de junho, o clube celeste viveu a pior sequência de 2023. Foram sete confrontos sem vitórias, sendo três empates (Grêmio, Flamengo e Bahia) e quatro derrotas (Cuiabá, Grêmio, Atlético e Fortaleza). Vale destacar que os jogos contra o Tricolor Gaúcho custaram a eliminação na Copa do Brasil.
Para o jogo de hoje, o técnico Pepa tem vários problemas para resolver. O lateral-direito William e o zagueiro Lucas Oliveira, em fase de transição, dificilmente atuam. Matheus Pereira, Ramiro, Rafael Bilu e Wesley Gasolina também seguem no departamento médico.
A novidade fica por conta de Mateus Vital, que está recuperado de lesão no ombro e pode até mesmo aparecer como titular. Ele briga pela vaga com Filipe Machado. No ataque, há quatro nomes para três vagas: Wesley, Arthur Gomes, Rafael Papagaio e Bruno Rodrigues.
Com o momento ruim, Pepa pediu para que o time continue unido e não desista do trabalho. “São momentos. Temos que estar unidos para ajudar uns aos outros. A cobrança é grande e somos nós os primeiros a cobrar. Somos nós a puxar uns pelos outros e trabalhamos fortes. Agora não podemos sair do caminho, não desviar do trabalho”, pediu várias vezes.
Os 11 prováveis do Cruzeiro são: Rafael Cabral; Helibelton Palacios, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Filipe Machado; Wesley, Arthur Gomes e Rafael Papagaio. O Grêmio deve formar com: Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Cuiabano; Villasanti, Pepê e Carballo; Cristaldo, Luis Suárez e Ferreira.