30 de maio de 2023
Nesta edição, não há o critério do gol fora./ Foto: Divulgação.
Leonardo Pedro
PASSOS – Os dois maiores campeões da Copa do Brasil se enfrentam na noite desta quarta-feira, 31, às 20h, no Mineirão, em confronto válido pela volta das oitavas de final. No primeiro jogo, as equipes empataram em 1 x 1, na Arena do Grêmio, com golaços de Suárez, pelo clube gaúcho, e Bruno Rodrigues, pelo mineiro.
O jogo de hoje tem grande peso para a Raposa. A equipe não alcança as quartas de final desde 2019, quando foi eliminada na semi. De lá para cá, caiu na terceira fase duas vezes seguidas (2020 – CRB e 2021 – Juazeirense). E no ano passado ficou nas oitavas, após ser derrotada pelo Fluminense.
O Cruzeiro enfrentou o Grêmio pela primeira vez em um torneio mata-mata no dia 23 de outubro de 1966, nas quartas de final da Taça Brasil. Desde então, são sete embates, além deste, decido hoje. No histórico, a vantagem é toda da equipe celeste, que saiu classificada, ou com o título (caso de 1993), em seis oportunidades.
A Copa do Brasil é a competição eliminatória que mais vezes recebeu partidas entre mineiros e gaúchos. Fora o confronto nas oitavas deste ano, os times duelaram na final de 1993 e nas semifinais de 2016 e 2017. A Raposa saiu vitoriosa em duas oportunidades (1993 e 2017).
Na Copa Libertadores, os embates ocorreram nas quartas de final de 1997 e nas semifinais de 2009. Nas duas edições, o Cruzeiro eliminou o Grêmio e chegou até às finais. Na primeira, foi campeão após vencer o Sporting Cristal, do Peru, na decisão. Já na segunda, perdeu o título para o Estudiantes, da Argentina.
Em 2017, os times celeste e tricolor se enfrentaram também nas quartas da Copa da Primeira Liga. O já extinto torneio foi uma tentativa de replicar o sucesso da Copa Sul-Minas, que foi disputada durante três temporadas no início dos anos 2000, mas sem o mesmo prestígio. Naquele ano, foi realizada a sua segunda e última edição.