Leonardo Pedro
PASSOS – Na briga por uma vaga para a semifinal, o Cruzeiro visita a Caldense na tarde desta quinta-feira, 23, às 16h30, pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. No momento, o clube celeste é o vice-líder do grupo C, com oito pontos, um a menos que o líder Democrata/Governador Valadares.
O adversário está na chave B, com quatro pontos. Contudo, mesmo com poucos pontos, a equipe de Poços de Caldas é a segunda colocada do grupo, que conta com América (1º – 14 pts), Democrata/Sete Lagoas (3º – 3pts) e Patrocinense (4º – 1). Esses dois últimos têm as piores campanhas do torneio e lutam contra o rebaixamento.
Além de Democrata/GV e Cruzeiro, o grupo C conta com o Tombense (empatado na pontuação com a Raposa) e o Ipatinga. De acordo com o regulamento do Estadual, um time pode avançar como primeiro da chave ou como melhor segundo colocado geral. Hoje, o Athletic/São João del-Rei, vice do Grupo A, com nove pontos, é o clube na segunda posição com melhor campanha.
Ou seja, mesmo se vencer a Caldense hoje, no estádio Ronaldão, e o Democrata/SL no próximo sábado, 4, às 16h30, o Cruzeiro não garante a vaga. A equipe da capital mineira torce pelo tropeço do Democrata/GV, que encara o Patrocinense, 25, e do Athletic, que enfrenta o Democrata/SL no mesmo dia.
No momento, as chances da Raposa conquistar a vaga são de 51,7%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Athletic, Democrata/GV e Tombense aparecem na sequência, com 45,2%, 29,9% e 26,9%, respectivamente. Os únicos clubes já classificados são Atlético e América.
Para o compromisso de hoje, a Caldense deve atuar com: Elisson; João Vitor, Patrick Marcelino, Sueliton e Alyson Neves; Fabrício Costa, Kayo e Aruá; Bruninho, Erick Salles e Maycon Félix. Já o Cruzeiro responde com: Rafael Cabral; Oliveira, Neris e Reynaldo; Wallison, Ian Lucas, Neto Moura, Kaiki e Daniel Jr.; Bruno Rodrigues e Gilberto.