Ícone do site Folhadamanha

Cruzeiro e Atlético fazem o 1º clássico no Independência

Leonardo Pedro

PASSOS – O confronto mais esperado do futebol mineiro acontece amanhã, às 20h, no Estádio Independência. O Cruzeiro recebe o rival Atlético pela primeira vez após reformular o seu elenco para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com as alterações no plantel do mandante, a diferença de nível entre as equipes, na teoria, permanece.

A Raposa chega para o duelo em péssimo momento. Este é o pior início de Campeonato Mineiro na década. Foram disputados quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas seguidas. O saldo de gols é negativo: – 1.

O Atlético vive o oposto no Estadual. São quatro vitórias em quatro jogos. Foram marcados oito gols e apenas dois sofridos. O atacante Hulk, liderança técnica e tática da equipe, é dono de mais da metade desses gols, sendo o artilheiro do torneio com cinco.

Além do ótimo desempenho, o retrospecto recente coloca o Galo como favorito para o duelo. Desde 2020, quando o alvinegro montou a base do time que seria multicampeão em 2021, foram realizados quatro clássicos, todos pelo Campeonato Mineiro, três tiveram vitória atleticana e apenas um cruzeirense.

O último triunfo da Raposa aconteceu no dia 11 de abril, pela nona rodada. O autor do gol foi o atacante Aírton. Após o confronto, se encontram novamente na fase inicial do campeonato (vitória atleticana por 2 x 1) e na decisão do título de 2022, conquistado pelo Galo.

Retrospecto

De acordo com a contagem cruzeirense, no retrospecto geral, foram disputados 495 jogos entre os rivais, com 170 vitórias celeste, 193 alvinegras, 132 empates, 638 gols pró e 690 contra. Na contagem atleticana, os números são outros. São 517 partidas, com 209 vitórias do Galo, 171 da Raposa e 137 empates. Foram marcados 732 gols e sofridos 650.

Contudo, mesmo com mais vitórias do Atlético em ambos os registros, na decisão de títulos a vantagem é do Cruzeiro. Foram disputadas 24 finais entre os maiores clubes de Minas Gerais, pelo Estadual, com 14 títulos celestes contra 10 alvinegros. No plano nacional, decidiram a Copa do Brasil de 2014, vencida pelo Galo.

Escalações

Para o clássico, a equipe de Paulo Pezzolano deve atuar com: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Marquinhos Cipriano; Ian Luccas, Neto Moura e Nikão; Bruno Rodrigues, Wesley e Gilberto.

Já a equipe de Eduardo Coudet deve atuar com: Everson; Mariano, Jemerson, Bruno Fuchs e Dodô; Allan, Edenílson e Patrick; Pedrinho, Paulinho e Hulk.

Sair da versão mobile