8 de abril de 2024
Finalíssima do mineiro marca 100º clássico do século / Foto: Reprodução
BELO HORIZONTE – Neste domingo, 7, o Mineirão vai tremer com o clássico Cruzeiro x Atlético pela grande final do Campeonato Mineiro 2024. A partida acontece às 15h30, e vale para o Galo o pentacampeonato seguido, enquanto a Raposa joga pelo empate na busca do 39º título. Na partida de ida, empate em 2 a 2 na Arena MRV.
O Cruzeiro é o segundo maior campeão mineiro com 38 conquistas, mas não levanta o caneco desde 2019. De lá para cá o clube caiu, virou SAF e vem montando um time competitivo.
Para a decisão, a Raposa tem como principal dúvida o zagueiro Zé Ivaldo, que saiu lesionado na partida disputada no Equador. Outra indefinição pode estar no ataque e na formação utilizada pelo técnico argentino. A partida deste domingo tem uma novidade fora de campo também, o atacante Marcelo Moreno fará sua despedida diante da torcida azul no Mineirão .
Assim, a provável escalação do Cruzeiro tem: Rafael Cabral; William, Neris, Zé Ivaldo (João Marcelo) e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Rafael Elias e Juan Dinenno.
Já o Atlético é com certa folga o maior campeão mineiro. Ao todo são 48 taças desde 1915. Mais recentemente, o Galo ampliou sua liderança e nos últimos quatro anos faturou o Estadual.
A expectativa fica por conta do meia armador Igor Gomes, que pode dar lugar a Gustavo Scarpa na função de abastecer a dupla Paulinho e Hulk.
A provável escalação do Galo tem: Éverson, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Jemerson; Renzo Saravia, Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Guilherme Arana e Igor Gomes (Gustavo Scarpa); Paulinho e Hulk.
Histórico
Cruzeiro e Atlético se enfrentarão pela 25ª vez desde a reinauguração do Mineirão, em 2013. Neste período, o retrospecto é favorável ao Cruzeiro, que venceu nove dos 24 jogos, contra sete triunfos do Atlético. Além disso, a Raposa marcou mais vezes: 30 a 25. Os times ainda empataram em outros oito jogos.
No recorte histórico, o Cabuloso também leva a melhor em clássicos disputados no Gigante da Pampulha. São 90 vitórias celestes, 79 alvinegras e 79 empates.
Este será o jogo número 100 das equipes desde 2001.