Destaques Esporte

Cruzeiro contrata técnico português por uma temporada

20 de março de 2023

Pepa durante coletiva do time Paços de Ferreira./ Foto: Divulgação.

Leonardo Pedro

PASSOS – O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira, 20, a contratação do técnico português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, conhecido como Pepa, para a vaga deixada pelo uruguaio Paulo Pezzolano. O novo comandante tem vínculo com a Raposa até dezembro deste ano.

Este será o oitavo trabalho de Pepa no futebol profissional. Ele estreou à frente do Sanjoanense, de Portugal, entre julho de 2013 e junho de 2015. Depois disso, trabalhou em Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, todos de Portugal. A experiência mais recente foi no comando do Al-Tai, da Arábia Saudita.

O português gosta do jogo ofensivo e de trabalhar com jovens atletas. Contudo, em entrevista ao The Coaches Voice, site com canal no Youtube focado em treinadores de futebol, Pepa afirma que todas as formas de jogar são plausíveis.

A minha ideia de jogo é a organização. Gosto do jogo apoiado, gosto de ter a bola, mas não compactuo com a moda de que só isso funciona. A posse de bola estéril não me interessa. A minha obsessão não é a posse, é o gol adversário”, disse o treinador.

A Raposa é o primeiro grande clube na carreira de treinador profissional de Pedro Miguel. Entre 2011 e 2012, trabalhou nas equipes de base do Benfica, também de Portugal, clube esse onde ingressou nas divisões de base como jogador, em 1994, e estreou pelo profissional em 1999, aos 18 anos.

Entre seus trabalhos destacam-se Paços de Ferreira (2020-2021) e Vitória de Guimarães (2021-2022), pequenos clubes que chegaram à fase de grupos da UEFA Conference League (campeonato de terceiro nível da Europa). Não conquistou títulos em nenhuma equipe.