Leonardo Natalino
PASSOS – Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, curiosamente, não joga bem em casa. São apenas três vitórias como mandante no torneio, e todas disputadas no Independência, casa emprestada pelo rival América. Quando não atua no Horto, o clube celeste manda seus jogos no Mineirão, onde não vence há quase um ano.
A última vitória do Cruzeiro no Gigante da Pampulha foi diante do CSA, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em 6 de novembro do ano passado. Assim, hoje, a Raposa completa exatos 11 meses sem vencer no maior estádio de Minas Gerais.
Nesse quase anual recorte, o Cruzeiro foi derrotado por Fluminense, Grêmio e Fortaleza, além de ter empatado com Botafogo, Corinthians e Bragantino. Foram seis gols sofridos e apenas dois marcados, considerando já a igualdade com o América.
Vale lembrar que o clube celeste mandou poucos jogos no Gigante da Pampulha, por conta do imbróglio com a Minas Arena, a administradora do estádio, no início da temporada. Foi feita uma parceria entre as diretorias de Cruzeiro e América para o mando de jogos no Independência durante todo o Campeonato Mineiro.
A Raposa também chegou a mandar jogos no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santos; na Arena Jacaré, em Sete Lagoas; e no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
O compromisso mais próximo do Cabuloso está marcado para o dia 14 deste mês, sábado, quando enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal. No dia 19, quinta-feira, recebe o Flamengo no Mineirão.