Ícone do site Folhadamanha

Cruzeiro busca vitória no clássico contra o América

Leonardo Pedro

PASSOS – América e Cruzeiro se enfrentam hoje, às 16h40, pela primeira vez desde a conquista do acesso à Série A pelo clube celeste. Agora, com o elenco reformulado para a temporada de 2023, a equipe de Paulo Pezzolano tenta colocar fim na sequência de quatro vitórias do Coelho no clássico de Belo Horizonte.

Desde a queda para a segunda divisão, o Cruzeiro venceu apenas uma partida de sete disputadas com o rival. Em 2020, a dupla empatou em 1 x 1 pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Voltaram a se encontrar na Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano, com vitórias por 2 x 1 para cada um dos lados.

Em 2020, o América conquistou o acesso à primeira divisão, ao contrário do Cruzeiro e em 2021 enfrentou o rival apenas pelo Estadual. Na fase inicial, venceu por 1 x 0. Na semifinal, triunfou na ida por 2 x 1 e na volta por 3 x 1. Na grande final, empatou com o Atlético, mas perdeu o título pelo critério de melhor campanha.

No ano passado, realizaram apenas um confronto, também pelo Mineiro e com vitória tricolor: 2 x 0 no Mineirão.

Mesmo com o ótimo retrospecto recente do América, no contexto geral, contabilizando partidas oficiais e amistosos, o Cruzeiro ainda tem grande vantagem. Em 368 confrontos, 156 terminaram com o placar favorável à Raposa e apenas 104 ao Coelho. Foram marcados 651 gols celestes contra 519 tricolores.

Além disso, o atual campeão da Série B tem retrospecto positivo no Mané Garrincha, o palco do duelo de hoje. Em nove jogos, o Cruzeiro venceu cinco e empatou quatro. Nunca foi derrotado. A primeira partida foi sediada em 1996, pelo Brasileirão, vitória por 1 x 0 sobre o Vasco da Gama. A última foi na temporada passada, empate em 1 x 1 com a Chapecoense.

Para o Coelho versus Raposa de nº 369, Vagner Mancini deve escalar a equipe com: Jory, Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder, Nicolas, Benitez, Juninho, Alê, Felipe Azevedo, Mateus Gonçalves e Aloísio. Paulo Pezzolano deve contar com: Rafael Cabral, Wesley Gasolina, Lucas Oliveira, Eduardo Brock, Rafael Bilu, Wallisson, Neto Moura, Ian Lucas, Wesley, Nikão e Bruno Rodrigues

Sair da versão mobile