Leonardo Pedro
PASSOS – Na noite deste sábado, 22, às 21h, o Cruzeiro recebe o Grêmio pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência. Derrotado na estreia fora de casa, a equipe celeste encara o Tricolor gaúcho sob o tabu de ainda não ter vencido como mandante nesta temporada, sendo a única equipe entre as 20 da Série A com essa estatística.
Na primeira fase do Campeonato Mineiro, foram quatro jogos em casa: empates por 1 x 1 com Athletic, Atlético e Democrata-SL e derrota por 1 x 0 para o Pouso Alegre. Três desses confrontos foram disputados no Independência, em Belo Horizonte, e outro foi transferido para o Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Na semifinal do torneio, a Raposa recebeu o América na Arena Jacaré, em Sete Lagoas, e foi derrotado por 2 x 0. A eliminação foi confirmada na volta, disputada no Independência e que teve vitória americana por 2 x 1.
Para piorar a situação da equipe celeste, o adversário da próxima noite é um dos melhores visitantes da Série A. Hexacampeã estadual no começo de abril, o Grêmio de Renato Portaluppi conquistou 70% dos pontos que disputou fora de casa até aqui. Foram seis vitórias, três empates e apenas uma derrota em jogos do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil. No Brasileirão, eles mantêm 100% de aproveitamento, com a vitória sobre o Santos, por 1 x 0.
A última vez que Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram foi pelo segundo turno da Série B, na temporada passada. O duelo foi realizado na Arena do Grêmio e terminou com o placar de 2 x 2. Com a Raposa mandante, o último confronto foi no primeiro turno daquele ano e teve vitória mineira no Gigante da Pampulha, por 1 x 0.