18 de outubro de 2023
Raposa ainda não somou três pontos no Gigante da Pampulha./ Foto: Reprodução.
Leonardo Natalino
PASSOS – Sem vencer o Rubro-Negro no Mineirão há oito anos, o Cruzeiro tem a chance de colocar fim neste enorme tabu hoje, às 19h. As equipes se enfrentam pela 27ª do Campeonato Brasileiro, no Gigante da Pampulha, onde a Raposa ainda não somou três pontos no torneio. As únicas três vitórias como mandante aconteceram no Independência.
Apenas quatro pontos na frente da degola, a Raposa não quer reviver o fantasma da Série B. Já o Flamengo começa uma nova era sob o comando de Tite para garantir uma vaga na Libertadores de 2024, além de alimentar a esperança do improvável título nacional.
No retrospecto geral recente entre os adversários da vez, são cinco triunfos do carioca e um empate. A última vitória dos mineiros foi em 2018. No Mineirão, o Cruzeiro não supera o Flamengo desde junho de 2015, quando venceu por 1 x 0, pela quinta rodada do Brasileirão daquele ano. Naquela oportunidade, o zagueiro Manoel marcou, de cabeça, o gol do time celeste.
De lá para cá, foram seis confrontos entre as equipes no Gigante da Pampulha, com quatro vitórias flamenguistas e dois empates. Vale lembrar que, com uma dessas igualdades, em 2017, a Raposa conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil na disputa de pênaltis.
Para esta noite, Zé Ricardo deve formar a Raposa com: Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Matheus Vital (Matheus Pereira); Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Nikão.
Em sua estreia pelo Rubro-Negro, Tite deve levar a campo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Erick Pulgar, Thiago Maia, Victor Hugo (Gerson) e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol).