Ícone do site Folhadamanha

Crea-MG disponibiliza vagas para cursos de valorização profissional

Conselho abre inscrições para seis cursos aos engenheiros, agrônomos e geocientistas./ Foto: Arquivo FM.

BELO HORIZONTE – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) abriu inscrições em cursos gratuitos oferecidos pelas entidades de classe voltados para os engenheiros, agrônomos e geocientistas.

Segundo o conselho, para realizar o curso, o profissional deve ter registro ou visto no Crea-MG e estar em dia com a entidade. As inscrições podem ser feitas pelo site https://qualificar.crea-mg.com.br/. As aulas são no formato online e gravadas, e terão certificado de conclusão.

Conforme o Crea-MG, os cursos disponíveis são: “Fazendo laudos de vistoria e inspeções (uso de drone, câmara termográfica e outras Tecnologias)”; “Administração, fiscalização e diligenciamento de obras de engenharia”; “Fundamentos de gestão de projetos”; “Avaliação de desequilíbrio econômico-financeiro de engenharia e obras – Pleitos”; “Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório”; e “Serviços de Conservação e Manutenção dos dispositivos de Drenagem e sua Importância para a Rodovia”.

De acordo com o órgão, esses cursos contemplam o aperfeiçoamento técnico e a valorização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Segundo o gerente do Colégio Estadual de Entidades do Crea-MG, engenheiro civil Eduardo Ribeiro, esta é uma oportunidade de atualização e qualificação para os profissionais. “A nossa intenção é prepará-los para enfrentar os desafios do mercado. No momento, já estão no ar seis cursos, mas com a previsão de disponibilizar mais de 100. A seleção deles foi feita, inclusive, a partir da demanda dos próprios profissionais, que indicaram, dentro das suas entidades de classe, o que queriam consumir”, ressaltou Eduardo.

Chamamento público

A realização dos cursos só foi possível a partir do fomento do Crea-MG, por meio do Chamamento Público.

Segundo o gerente, em fevereiro de 2023 foi lançado um edital para projetos de entidades de classe com o objetivo de elaborar cursos online gratuitos e de curta duração.

“Os chamamentos públicos são ofertados pelo Crea-MG desde 2015 em forma de concessão de apoio financeiro para a realização de projetos que abranjam aperfeiçoamento técnico e valorização profissional. E agora, não se faz diferente quando objetivamos proporcionar a maior qualificação dos nossos profissionais”, detalhou.

Sair da versão mobile