4 de maio de 2024
Lançamento do programa em Belo Horizonte busca ação e fornecimento de informações relevantes sobre os serviços prestados pelo conselho / Foto: Divulgação
BELO HORIZONTE – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) lançou, nesta semana, em Belo Horizonte, o programa “Trilhando Novos Horizontes Profissionais”, com o objetivo de acolher os profissionais recém-registrados.
Segundo a entidade, a ação busca fornecer informações relevantes sobre os serviços prestados pelo conselho, orientando sobre a habilitação para atuação no mercado de trabalho.
De acordo com o órgão, o projeto deve percorrer pelo interior de Minas Gerais convidando os engenheiros, agrônomos e geocientistas que se registraram recentemente para conhecer o Conselho.
Segundo o Crea-MG, a iniciativa foi bem recebida pelos 80 profissionais presentes no evento de lançamento do programa, incluindo a engenheira ambiental Paula Dório Anastácio, que enfatizou a importância dessas discussões para os recém-registrados se familiarizarem com as obrigações.
“Quando eu fui emitir minha primeira Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), eu não sabia. Ter esse tipo de informação é extremamente importante para nós sabermos nossos direitos, deveres, o que temos acesso e o que não temos”, destacou Paula. Ela também ressaltou que o programa é de interesse tanto para os profissionais quanto para as empresas, agregando valor e promovendo o conhecimento necessário para uma prática profissional responsável.
Conforme informou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venicius Gervasio, além da apresentação dos principais serviços disponíveis, o espaço oferece ainda informações sobre qualificação profissional, normas ABNT e certidão de obras, destacando que o “Trilhando Novos Horizontes” prevê ainda o auxílio na integração e desenvolvimento dos profissionais de todo o estado no Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Estamos aqui para apoiá-los em cada etapa dessa jornada que se inicia. Esse é mais que um simples programa, é um projeto de acolhimento. Vamos facilitar o acesso a tudo o que acontece no Sistema, que daqui para frente ele vai ter que se habituar e conhecer para melhor exercer a sua profissão”, afirmou o presidente.
O evento também recebeu a diretora-geral da Mútua, engenheira civil Junia Neves que explicou sobre o funcionamento da Mútua-MG, entidade sem fins lucrativos que oferece planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais aos seus associados. Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Rodrigo Fernandes da Costa também destacou o compromisso da atual gestão em aproximar e valorizar ainda mais os profissionais registrados no Sistema.