Destaques Geral

Cras realiza mutirão de atualização do CadÚnico

12 de dezembro de 2024

O Cras disponibiliza 5 unidades de atendimento para a realização dessas atualizações do Cadastro Único. / Foto: Reprodução

Vinícius Borges

PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Passos promove, entre os dias 16 e 20 deste mês, o Mutirão de Atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que será realizado nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

De acordo com a titular da pasta, Rosely Grilo, famílias com cadastros desatualizados há mais de 24 meses que não atualizarem as informações podem perder benefícios como o Bolsa Família, tarifa social de água e energia elétrica, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Identidade Jovem, Pé de meia e isenção de taxa para concurso. A secretária afirma que, atualmente, 15.352 famílias, que compreendem 37.139 pessoas, estão cadastradas no município.

A cada dia, o Cras disponibilizará uma unidade para a realização do mutirão. No primeiro dia, o atendimento será no Cras N. S. Aparecida, das 8h30 às 13h. No dia 17, as atualizações poderão ser feitas no Cras Novo Horizonte das 12h às 16h.

Nos dias 18 e 19, a atualização pode ser feita no Cras Coimbras, das 12h às 16h, e no Cras Penha, das 8h às 12h. No último dia do mutirão, os beneficiários podem atualizar os dados no Cras Santa Luzia, das 8h às 12h.

Para atualizar as informações é preciso apresenta RG e CPF, ou CNH, Carteira de Trabalho (obrigatória para maiores de 16 anos), holerite atual (se tiver emprego registrado), demonstrativo de crédito bancário – DCB ou CNIS e Comprovante de residência atual. Além de Certidão de nascimento ou casamento, Título de eleitor, Declaração escolar e Termo de guarda. Os documentos devem ser originais e de todos os moradores da residência.

“Essa divulgação é fundamental para que as famílias mantenham os cadastros atualizados, tendo em vista que o cadastro é obrigatório e assegura que os usuários continuem a receber seus benefícios sem interrupções”, disse a secretária.

Cadastro Único

De acordo com o governo federal, o Cadastro Único identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional.

Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

O Cadastro Único é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

Ainda segundo o governo federal, o Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos, em todos os níveis, saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades.

Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.