Yngrid Horrana
PASSOS – O Centro de Referência à Assistência Social (Cras) Santa Luzia, em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), está com inscrições abertas para o projeto “Conectando Oportunidades”, que propõe cursos e mentorias de capacitação profissional para a população de baixa renda e será realizado entre 15 e 17 de maio.
As atividades são voltadas para pessoas com idade entre 14 e 64 anos e que se encontram desempregadas ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é atender também o público que busca por oportunidade como jovem aprendiz e trainee. As inscrições são realizadas em todas as unidades de atendimento do Cras, das 8h às 17h. Além de confirmação no Cadastro Único (CAD Único) é necessário apresentar documento de identidade, com foto, para se inscrever. O curso acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 14h às 15h, no Cras Santa Luzia, que fica na rua Alpinópolis, 375, no Santa Luzia.
De acordo com o coordenador do Cras Geovane Pedro Oliveira, durante três dias a equipe do Sistema Único de Assistência Social (Suas) vai abordar temas com foco no desenvolvimento e capacitação profissional. Conforme a programação, no primeiro dia será feita uma apresentação do programa Acessuas e inscrição e preenchimento do Plano Individual de Atendimento (PIA). O objetivo do PIA é promover a reintegração familiar, contribuir com reintegração social e evidenciar possíveis casos de violência doméstica.
No dia 16, haverá uma roda de conversa com a professora de Design de Moda no IF Sul de Minas e coordenadora do programa Capacita Sul de Minas, Jussara Aparecida Teixeira. O objetivo é discutir trabalho, empreendedorismo, emprego, empoderamento, autonomia e perspectiva de futuro. No terceiro dia, os participantes vão poder aprender a criar um currículo e desenvolver habilidades em entrevistas de emprego. As atividades serão ministradas por Lo Ruama Roberta Silva Lara, que é auxiliar comercial estagiária de Serviço Social.
Após a conclusão do curso, a organização vai emitir certificado e direcionar os participantes para processos seletivos nas empresas que apoiam o “Conectando Oportunidades”, como: Santa Casa, Centec, GranMak, Independência Móveis Rústicos, Economart, Minas Beb, JBS, Zaca Móveis Planejados, Mart Minas e Ipiranga Agroindústria.
“Os cursos acontecem em ciclos, durante o ano todo”, diz a assistente social do Acessuas Trabalho Fabiana Santos Machado. A equipe de serviço social atua em todos os Cras da cidade de Passos. “Assim que finalizamos um ciclo em determinado Cras, a gente passa para outro”, afirma.