12 de novembro de 2024
Oficina de dança será a educadora física Ana Rita, a oficina de artesanato a professora Tayna e a oficina de Ukulele será o professor Robson / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
CAPITÓLIO – O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Capitólio anunciou, na última semana, a abertura de vagas para oficinas Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCVF) de ukulele, artesanato e dança, que serão realizadas na sede da entidade, que fica na rua dos Franciscos, 200, no centro da cidade.
De acordo com a prefeitura, serão oferecidas atividades como artesanato, culinária, dança, esportes e outras, destinadas a famílias inscritas no CadÚnico, com o intuito de fortalecer laços familiares e promover aprendizado.
Segundo a diretora de políticas públicas do Cras, Nathiele Melo, as oficinas de ukulele são destinadas a crianças de 6 a 12 anos e serão realizadas às terças-feiras, no período da manhã e da tarde, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h30.
Nas segundas-feiras acontecerão as oficinas de artesanato, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Já as oficinas de dança estão previstas para ocorrerem nas terças e quintas, no período da tarde, das 13h às 15h.
“O principal objetivo das oficinas de SCVF (Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo) é promover processos que oportunizem, estimulem e incrementem a participação social de sujeitos e de populações que, por motivos diversos, se encontrem impedidas desta”, disse a diretora.
Segundo o Cras, as oficinas surgiram em 2013, por meio da Resolução CNAS nº01/2013, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, reordenou o SCFV, onde ajustou os critérios de partilha do cofinanciamento federal, e a oferta para faixas etárias, estimulando a inserção do público e a facilidade ao se identificar nas situações prioritárias.
Para participar das oficinas, basta se inscrever e a equipe técnica entrará em contato comunicando o início das atividades.
“O serviço busca fortalecer as relações e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, ressaltou Nathiele.
CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social, sendo uma unidade pública responsável por executar programas, serviços e projetos socioassistenciais públicos e gratuitos. Atendendo famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade decorrente da pobreza, do acesso precário a direitos e serviços públicos, bem como da fragilização de vínculos e discriminação negativa por gênero, idade, etnia, classe e orientação sexual.
O Cras possibilita o acesso da população a serviços e benefícios da assistência social, como o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), o BPC (Benefício de Prestação Continuada), Benefícios Eventuais, Programas Sociais de Transferência de Renda – Bolsa Família/Cadastro Único.