Leonardo Pedro
PASSOS – O Corinthians soma 15 contratos com previsão de término neste ano. Dos 15, três encerram no dia 30 de junho. O zagueiro Balbuena e os atacantes Everaldo e Ruan Oliveira estão próximos de deixar o clube paulista, pois a diretoria alvinegra não pretende renovar o vínculo.
Balbuena retornou ao Corinthians no ano passado, emprestado junto ao Dínamo Moscou, da Rússia, por conta do período de guerra enfrentado pelo país. O defensor foi peça importante na equipe que alcançou a final da Copa do Brasil e encerrou o Campeonato Brasileiro na 5ª colocação.
Inicialmente, a diretoria corintiana estudava a permanência de Balbuena, que passa diretamente pelo time russo. Porém, o baixo desempenho na reta final de 2022 e início de 2023 diminuíram as chances da possível extensão do vínculo. No momento, nenhuma conversa foi aberta entre jogador e clube.
O atacante Everaldo está fora dos planos do alvinegro. Emprestado ao América na temporada passada, onde participou de 41 jogos e contribuiu com seis gols, o clube mineiro é o maior interessado no atleta de 28 anos. Ainda assim, Everaldo se reapresentou ao Corinthians, onde treina separado do elenco principal, junto de outros jogadores que não têm futuro definido.
Contratado por empréstimo em 2019 para integrar a categoria sub-20 do Timão, o atacante Ruan Oliveira é outro próximo a deixar o Parque São Jorge. Em 2020, antes de retornar do empréstimo, sofreu uma lesão ligamentar no joelho e permaneceu no clube paulista para o tratamento, tendo o contrato renovado até 30 de junho deste ano.
Recentemente, o jovem retornou aos treinos após passar pela sexta cirurgia e pode ser utilizado no Campeonato Paulista. Aos 22 anos, participou de apenas quatro jogos pelo elenco principal e não marcou gols. O clube tem 10% dos direitos econômicos de Ruan.