Ícone do site Folhadamanha

Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil

Fagner lamenta pênalti perdido nas quartas de finais do Paulista./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Eliminado pelo Ituano nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Corinthians corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2024. No final do ano passado, a CBF anunciou a alteração no regulamento da edição do próximo ano do torneio que exclui as vagas via ranking nacional de clubes e as distribui nos campeonatos regionais.

Em 2024, será utilizado o ranking das federações regionais, com quantidades diferentes de vagas para cada uma, baseado no nível dessas federações. O estado de São Paulo tem direito a seis vagas via competições locais, sendo três delas reservadas obrigatoriamente ao Paulistão. As outras três ficam a critério da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Nesta edição do estadual, a FPF optou por premiar os cinco melhores colocados do torneio com vaga para a Copa do Brasil. A restante ficará com o campeão da Copa Paulista. No momento, o Alvinegro tem a sexta melhor campanha, portanto, está de fora da zona dos classificados.

Com isso, para ter vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem sem depender de terceiros ao fim da temporada, o Corinthians precisa terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação para a Libertadores ou ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores deste ano.

Outra opção é “torcer” para que os rivais (Palmeiras e Red Bull Bragantino) classifiquem para a Libertadores de 2024. Nesse caso, as vagas deles na Copa do Brasil do ano que vem via Federação Paulista seriam “doadas” aos times remanescentes do Campeonato Paulista. Assim, o Alvinegro herdaria uma dessas vagas. O mesmo vale para Santos e São Paulo, também eliminados no Estadual.

Sair da versão mobile