Leonardo Natalino
PASSOS – Em meio ao caos da eleição presidencial, a equipe do Parque São Jorge tem compromisso nesta sexta-feira, 24, às 21h, quando enfrenta o Bahia, em confronto que abre a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece na Neo Química Arena, onde o Timão nunca fora derrotado pelo Tricolor baiano.
São sete confrontos registrados entre Corinthians e Bahia na casa alvinegra, inaugurada em 2014. O primeiro aconteceu naquele ano, válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, vencido pelo mandante, por 3 x 0, gols de Elias, Romero e Renato Augusto.
De lá pra cá, se enfrentaram apenas pelo Brasileirão, com cinco vitórias do clube paulista e um empate. O último embate na arena aconteceu em 2021, pela 24ª rodada, e foi vencido pelo Corinthians, por 3 x 1, gols de Róger Guedes, Cantillo e Jô; Gilberto diminuiu para o Bahia.
17º colocado do torneio, o Tricolor luta contra o rebaixamento, e chega em Itaquera com a sequência de três jogos sem vencer. A última vez que somou três pontos foi diante do Fluminense, que, na época, se preparava para a decisão da Libertadores.
O Corinthians é o 11º colocado e já não é assombrado pelo fantasma do rebaixamento. Não perde há dois jogos e soma apenas 1,2% de chances de cair para a segundona. O adversário de hoje conta com 65,8%. Os números são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para o confronto, o técnico Mano Menezes deve formar o Corinthians com: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Maycon, Gabriel Moscardo, Giuliano, Renato Augusto e Romero; Yuri Alberto. Rogério Ceni deve montar o Bahia com: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Matheus Bahia; Rezende, Yago Felipe e Thaciano; Cauly, Biel e Rafael Ratão.