Leonardo Natalino
PASSOS – O Corinthians dá o primeiro passo rumo a grande final da Copa Sul-Americana nesta terça-feira, 26, às 21h30, quando enfrenta o Fortaleza, na Neo Química Arena, em confronto válido pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Com o terceiro lugar na Copa do Brasil e poucas chances de classificação para a Libertadores via Brasileirão, a competição é o caminho mais próximo para a disputa da elite do continental em 2024.
Além da vaga para a Libertadores, a conquista da Sul-Americana encerraria o jejum de títulos do clube paulista, que não levanta um troféu desde 2019, quando foi campeão estadual. Também faria o Alvinegro um dos poucos clubes brasileiros que venceram “tudo” (Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial e Sul-Americana). No momento, apenas Internacional e São Paulo somam a façanha.
Com a atual edição, o Timão participou do torneio oito vezes, sendo a fase mais distante que alcançou foi uma semifinal em 2019, quando foi eliminado pelo Independiente Del Valle, que se sagraria campeão na final, diante do Colón.
Desempenho do Corinthians no torneio: 2003 – eliminado na fase preliminar, 2005 – eliminado nas quartas, 2006 – eliminado nas oitavas, 2007 – eliminado na primeira fase, 2017 – eliminado nas oitavas, 2019 – eliminado nas semis, 2021 – eliminado na fase de grupos, e 2023 – semifinais (até o momento).
Para o duelo de hoje, o Alvinegro deve formar com: Cássio, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Fausto Vera e Renato Augusto; Rojas, Wesley e Yuri Alberto. E o Tricolor cearense com: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.
Ainda que o foco não seja o torneio continental, o técnico Luxemburgo reconhece a importância da conquista. “Eu não ganhei, o clube não ganhou e vários jogadores não ganharam. Conhecemos o time do Fortaleza, que é uma equipe muito forte, bem armada, mas queremos fazer dois bons jogos para chegar à decisão”, disse em entrevista pós-vitória sobre o Botafogo.
O confronto de volta acontece na próxima terça-feira, 3, na Arena Castelão. Por chegar à competição via Libertadores, o Corinthians disputa todos os jogos de volta como visitante.
Campanhas
O Timão ingressou na copa já nos play-offs, onde enfrentou o Universitário, do Peru, e venceu a ida por 1 x 0 e a volta por 2 x 1. Nas oitavas, encarou o Newell ‘s Old Boys, da Argentina, com vitória por 2 x 1 na ida e empate sem gols na volta. Na última fase, venceu o Estudiantes por 1 x 0 na ida e perdeu pelo mesmo placar na volta. A classificação para a semifinal foi conquistada nos pênaltis, 3 x 2.
O Fortaleza disputa o torneio desde a fase de grupos. Na chave H, ficou em primeiro, com 15 pontos, cinco vitórias e uma derrota. Deixou para trás o San Lorenzo, da Argentina, o Palestino, do Chile, e o Estudiantes de Mérida, da Venezuela. No mata-mata, superou o Libertad, do Paraguai, por 1 x 0 na ida e empate em 1 x 1 na volta, e o América, com triunfo por 3 x 1 fora de casa e por 2 x 1 na Arena Castelão.
Retrospecto
Corinthians e Fortaleza se enfrentaram 30 vezes, com 18 vitórias paulistas, sete empates e cinco triunfos cearenses. Na Neo Química Arena, o Alvinegro nunca foi superado pelo Tricolor. São cinco duelos com três vitórias e dois empates.