Destaques Esporte

Corinthians busca final inédita na Sul-Americana

2 de outubro de 2023

O jogo na ida em São Paulo terminou em 1 x 1./ Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – O confronto desta terça-feira, 3, às 21h30, contra o Fortaleza, no estádio Castelão, no Ceará, coloca em xeque o péssimo ano do Corinthians. Lutando contra o rebaixamento, por conta do foco na Copa do Brasil, onde foi eliminado na semifinal, e na Sul-Americana, o Timão precisa alcançar a decisão do torneio continental para ter o mínimo de saldo positivo.

Com a derrota para o São Paulo no último sábado, por 2 x 1, no Morumbi, o Alvinegro permanece a quatro pontos de distância do primeiro clube do Z-4. São apenas sete vitórias e nove derrotas em 25 rodadas do Campeonato Brasileiro.

Na Arena Castelão, palco do confronto de amanhã, Corinthians e Fortaleza já se enfrentaram neste ano pelo torneio de pontos corridos e o resultado foi favorável aos mandantes: 2 x 1. O Leão do Pici não perde no Ceará há seis jogos. O último tropeço foi em 29 de agosto, quando perdeu por 3 x 0 para o Bragantino, pelo Brasileirão. De lá pra cá, são quatro vitórias e dois empates.

Enquanto o Fortaleza mostra-se um forte mandante, o Corinthians sofre como visitante. Desde que triunfou pela última vez em domínios de adversários, no dia 18 de agosto, quando venceu por 2 x 1 o Universitario, do Peru, o clube do Parque São Jorge perdeu quatro vezes (somando todas as competições) e empatou três.

Os desempenhos como mandante, do Tricolor, e de visitante, do Corinthians, fazem do time nordestino o favorito a disputar a grande decisão da Copa Sul-Americana. O vencedor do confronto de hoje enfrentará o classificado de Defensa y Justicia x LDU, que jogam na quarta-feira, 4, às 19h. O primeiro jogo foi vencido pela LDU, por 3 x 0.

A final da Sul-Americana será disputada em jogo único no estádio Domingo Burgueño Miguel de Punta del Este, em Maldonado, no Uruguai. Dia 28 deste mês é a data prevista para o confronto.

Escalações

Ambos os treinadores pouparam o elenco titular na última rodada do Campeonato Brasileiro para o duelo de hoje. O Timão atua esta noite com: Cássio; Fágner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Maycon, Moscardo e Renato Augusto; Giuliano (Matías Rojas), Yuri Alberto e Wesley. E o Leão com: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Yago Pikachu (Calebe) e Lucero.