BELO HORIZONTE – A Copasa vai reajustar o valor da tarifa em 4,21% a partir de 1º de janeiro de 2024. O índice foi aprovado em reunião da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsea-MG) no último dia 21.
Na mesma reunião também foi aprovado que municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado, atendidos pela Copanor, a tarifa ficará mais barata. Segundo a Arsae, uma revisão tarifária prevê redução de -7,68%.
Nesta sexta-feira, 24, a Copasa informou que o índice de reajuste aprovado pela Arsea será aplicado em 2024. A estatal mineira também aponta que o conselho de administração aprovou o pagamento de dividendos extraordinários da ordem de R$ 372,5 milhões de reais, conforme ata da reunião.
Em 2023, o reajuste tarifário médio foi de 15,7%. O reajuste é calculado com base na inflação acumulada e no aumento das contas de energia.
Na região, ao menos duas prefeituras romperam o contrato, ou anunciaram o rompimento, de fornecimento com a Copasa, em Alpinópolis e São Sebastião do Paraíso.
Onda de calor
Devido à onda de calor que atingiu Minas e outros estados da região Sudeste na semana passada, a Copada teve um aumento médio de 20% no consumo. Segundo a empresa na Região Metropolitana de Belo Horizonte foi divulgado um alerta para o risco de desabastecimento por conta da alta no consumo.
Segundo a empresa, apesar da produção operando no máximo e com os reservatórios que compõem o Paraopeba, responsável pelo abastecimento da Grande BH, em 71%, a alta no consumo pode levar a intermitências no fornecimento.