Leonardo Pedro
PASSOS – A Copa do Mundo de 2030 caminha para um modelo inédito de disputa. Segundo o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o torneio será disputado em três continentes, e as principais sedes serão Portugal, Espanha e Marrocos, mas o jogo de abertura será realizado em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem aos 100 anos de disputa do torneio, que teve a primeira edição sediada no país sul-americano.
Segundo o Conselho da Fifa, a decisão foi tomada nesta quarta-feira, 4, com os primeiros jogos disputados na América do Sul, em Uruguai, Argentina e Paraguai. Na sequência, serão realizados nos dois países europeus citados e no africano, as sedes oficiais, “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina.
O Mundial de 2030 terá o mesmo modelo de 2026 (sediado nos Estados Unidos, México e Canadá), com disputa de 48 seleções e 104 partidas. Com o anúncio, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio de 2030. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos. Também já estão classificados.
Na mesma reunião que definiu como será a Copa do Mundo de 2030, a Fifa decidiu que o mundial seguinte, de 2034, será disputado na Ásia e/ou na Oceania. É provável que a Arábia Saudita, que chegou a planejar concorrer a sede da Copa de 2030, seja uma forte candidata para esse tormeio.