Leonardo Pedro
PASSOS – Pela primeira na história da Copa do Brasil, Fluminense e Flamengo se enfrentam na competição. A dupla rival duela hoje, às 21h, no Maracanã, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em momento de reestruturação tática e clima de revanche, o Rubro-Negro tenta contrariar as estatísticas, que apontam o favoritismo tricolor.
O retrospecto recente do Fla-Flu indica a dificuldade do clube da Gávea para encarar a equipe das Laranjeiras. Dos últimos dez jogos, apenas dois foram vencidos pelo Flamengo e sete pelo Fluminense. Neste ano, se encontraram três vezes. A primeira, pela fase inicial do Cariocão, foi vencida pelo Tricolor, por 2 x 1. Na final do torneio, o Flamengo triunfou na ida por 2 x 0 e foi superado na volta por 4 x 1.
Segundos os números oficiais, este é o Fla-Flu de nº 444. O histórico do clássico começou em 7 de julho de 1912, com vitória por 3 x 2 do Fluminense sobre o Flamengo, nas Laranjeiras. O primeiro triunfo rubro-negro aconteceu no segundo turno do Estadual daquele mesmo ano: 4 x 0, também nas Laranjeiras. Desde então, não faltam encontros entre os rivais.
A rivalidade entre os clubes está mais intensa do que nunca, por conta da decisões recentes no Campeonato Carioca e pela falta de competitividade apresentada por Vasco e Botafogo nos últimos anos. Mesmo com menos investimento, o Tricolor é pedra no sapato rubro-negro e chegou a somar quatro vitórias seguidas contra o rival entre 2021 e 2022.