Destaques Economia

Contribuintes podem usar Pix para pagamento de IPVA em Minas Gerais

24 de março de 2023

Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTEA partir da próxima terça-feira, 28, os contribuintes mineiros podem usar o Pix para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser pago via PIX. Segundo informações da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a nova modalidade de pagamento vai ampliar as opções disponíveis aos motoristas mineiros.

Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda. Vale lembrar que a escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA 2023 começa no dia 13 de abril.

Além de facilitar a vida dos proprietários de veículos, a medida vai proporcionar uma redução de custos para o Estado, pois o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via Pix é menor que as outras formas de pagamentos disponibilizadas pelos bancos e casas lotéricas.

“O Pix já é uma realidade em grande parte das transações comerciais hoje em dia e o Estado está se adequando e dando mais essa opção ao nosso contribuinte. Inicialmente, essa modalidade está disponível apenas para o IPVA, mas, em breve, pretendemos ampliar para outros impostos e taxas estaduais”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Alerta contra golpes

Com mais essa forma de pagamento do IPVA, a Secretaria de Fazenda reforça o alerta contra os golpes aplicados pela internet, redes sociais e aplicativos de mensagens. Por isso, a orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos nos seus celulares ou e-mails. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF/MG, que é www.fazenda.mg.gov.br, na área do IPVA, e escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”.

Formas de pagamento

O IPVA pode ser pago em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil,