Rafael Marcon
PASSOS – Até a tarde desta segunda-feira, 41.299 declarações do Imposto de Renda haviam sido enviadas à Receita Federal por contribuintes da região, sendo que 19,1% deles optaram por receber as restituições por meio de Pix. Em Ibiraci, a escolha pelo Pix chega a 37% das 560 declarações, o que representa o maior índice entre os municípios da região. Em Passos, a opção pelo Pix foi feita por 23% dos contribuintes.
Passos, com 11,9 mil declarações enviadas, é a cidade com maior número, seguida por São Sebastião do Paraíso (8.469), Piumhi (3.151), Itaú de Minas (2.040) e Alpinópolis (1.581). Doresópolis, com 89 declarações e Vargem Bonita (151) são os municípios com menor número.
Dados do site da Receita mostram que, no Brasil, 23,9 milhões de declarações já foram enviadas até o momento, com média de 28,8% de opção por pagamento de restituição via Pix. Em Minas Gerais, 2,2 milhões de contribuintes já enviaram as declarações, sendo 26% com opção pelo via Pix.
O primeiro lote da restituição do IR 2023 deve ser pago no próximo dia 31 para quem entregou a declaração até o dia 10. As restituições do IR são divididas em cinco lotes para os contribuintes, sendo a última em 29 de setembro. Conforme informações da Receita, a declaração pode ser enviada até o dia 31 deste mês, após o prazo é cobrado uma multa por atraso.
Segundo a assessoria de Comunicação e Eventos da Receita Federal, o valor de recursos restituídos aos contribuintes da microrregião de Passos ainda não foi divulgado, mas deve sair nos próximos dias, junto com as informações de consulta do primeiro lote. A microrregião compreende Alpinópolis, Capetinga, Passos, Claraval, Cassia, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, São João Batista do Glória e São José da Barra.
Questionado sobre o impacto que a restituição do IR pode ter no comércio de Passos, o gerente da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), Rogério Borges de Andrade, afirma que ainda é preciso esperar a divulgação da Receita Federal. Segundo ele, apesar da associação não ter previsão, o baixo teto do IR não oferecer muita folga para os consumidores.
“Não temos estes dados (volume de recursos do IR), são dados sigilosos, onde somente a Receita Federal contém estes dados. Impossível saber o volume de restituições que teremos na cidade de Passos. Agora, estes dias, o governo federal elevou o teto do Imposto de Renda para R$ 2.890,00 ou seja, vai pagar imposto somente quem ganha acima deste valor mensal, sobrando mais dinheiro na praça. Fazia 5 anos que a tabela do Imposto de Renda não sofria correções, o ideal seria pagar imposto de renda quem ganha somente acima de R$ 6.000,00 seria o justo feito pelas correções que a Receita não fez, mas é um sonho isto, deve demorar para chegarmos neste patamar”, afirmou o gerente.
No município, das 11,9 mil de declarações enviadas, 14,09% são isentas de pagamento, 19,49% devem pagar imposto e 66,42% devem receber restituição.