Destaques Geral

Consumo de água sobe acima de 20% em Passos, aponta Saae

26 de setembro de 2023

Elevação foi de 25% na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande e de 20% na ETA Antonio Porto./ Foto: Divulgação.

PASSOS – Com o aumento nas temperaturas causado pela onda de calor que atinge principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, o consumo de água em Passos aumentou em até 25%. O diretor da autarquia, Esmeraldo Pereira Santos, alerta a população sobre o uso racional da água.

Segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos a elevação foi de 25% na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande e de 20% na ETA Antonio Porto.

De acordo com a autarquia, a ETA Rio Grande passou de 12 milhões de litros por dia para 15 milhões de litros/dia e a ETA Antonio Porto subiu de 20 milhões de litros/dia para 24 milhões de litros por dia.

Para Esmeraldo, a alta no consumo não representa temor em relação à falta de água, mas os consumidores devem ficar atentos com o efeito na conta no fim do mês e levar em consideração a responsabilidade com os recursos naturais, como a água e o meio ambiente.

“As orientações são no sentido, por exemplo, de tomar banhos não tão longos, evitar deixar torneiras abertas ao lavar louça ou escovar os dentes, dar preferência ao uso de baldes ao invés de mangueira para lavar calçadas e reutilizar água da máquina de lavar roupas para lavar áreas como calçadas e garagem”, indica o diretor do Saae.

Ele também aponta para medidas que podem gerar economia no consumo de água e no valor da conta, como organizar as louças antes de começar a lavar e, para quem tem piscina, cubrir quando não estiver usando para evitar evaporação.

“No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10h e depois das 19h previne o excesso de evaporação. Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Usar balde e pano para limpar o carro ao invés de jogar água. Tudo isso e muito mais contribui para o uso racional da água”, afirma.