Destaques Esporte

Consórcio Fla-Flu vence licitação do Maracanã

5 de junho de 2024

Clubes seguirão como gestores do complexo pelos próximos 20 anos / Foto: Reprodução

PASSOS – O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou nesta terça-feira, 4, a vitória do Consórcio Fla-Flu na licitação para administrar o Maracanã. Pelos próximos 20 anos, o consórcio será encarregado de operar, explorar e manter o Complexo Maracanã, o que também inclui o Maracanãzinho.

“Agora é para valer! A Gestão Fla-Flu Maracanã vai gerir o Complexo Maracanã pelos próximos 20 anos, conforme publicação no Diário Oficial”, escreveu o perfil do Maracanã no X.

O documento entregue no processo de licitação prevê investimentos de R$ 393 milhões em obras e manutenções das instalações nos próximos 20 anos. O Mengão tem 65% de participação econômica, enquanto os outros 35% restante é do Fluzão.

Ainda não há data para assinatura do contrato entre o Governo do Estado e a dupla Fla-Flu, mas é possível que ocorra na próxima semana.

Flamengo e Fluminense já administravam provisoriamente o estádio desde abril de 2019. No processo licitatório – o segundo realizado desde a enorme reforma pela qual passou para a Copa de 2014 – que começou no fim do ano passado teve três concorrentes além do rubro-negro e tricolor carioca. O Vasco e a WTorre em consórcio e o grupo Arena 360, que administra o estádio Mané Garrincha, também estavam interessados.

Apenas Fla-Flu e o Vasco e a WTorre foram até a etapa final, o outro grupo não atingiu a pontuação mínima na proposta técnica e foi desclassificado.

Flamengo e Fluminense agora tem 60 dias para criar Sociedade de Propósito Específico (SPE) para gerir em conjunto o estádio.