26 de abril de 2024
A ESPERA PARA O BEATO OZANAM SER DECLARADO SANTO PELO PAPA JÁ DURA 27 ANOS. / Foto: Reprodução
PASSOS – O Conselho Particular Imaculada Conceição (CPIC) da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) de Passos celebrou nesta quarta-feira, 24, os 191 anos da entidade assistencial, representada em vários países, bem como os 211 anos do seu principal fundador, na França, Beato Antônio Frederico Ozanam. Uma missa solene e uma carreata até o Lar dos Idosos marcaram as comemorações.
A igreja matriz de Nossa Senhora das Graças foi o espaço da celebração litúrgica, feita pelo pároco diocesano, Luciano Nascimento, e o passense da Congregação Rogacionista, Marcelo Ferreira Oliveira, que recebeu a bênção sacerdotal no sábado passado. A presença de vários dirigentes locais e regionais da SSVP, mais dezenas de vicentinos, marcou os ritos religiosos.
Após a missa, a imagem do Beato Ozanam, colocada no teto de uma caminhonete personalizada com o nome do religioso, foi acompanhada por muitos veículos de passeio, motocicletas e um microônibus, ao longo de alguns trechos das avenidas Juca Stockler, da Moda e Arlindo Figueiredo. A carreata, concluída em aproximadamente 45 minutos, encerrou-se na porta principal da Obra Unida da SSVP, Lar dos Idosos São Vicente.
Dentre as autoridades vicentinas da cidade e municípios vizinhos presentes nos dois eventos estiveram os presidentes do CPIC, Paulo Pimenta Antunes; do Conselho Central de Passos, Messias Natanael Cintra; do Conselho Metropolitano, com sede em Formiga, o passense José Geraldo Maia Alonso.
Organograma
De acordo com a hierarquia organizada, que representa de modo simultâneo os elementos e as ligações da SSVP, estão em forma crescente, as conferências, conselhos particulares/obras unidas, conselhos centrais (no caso, em Passos) e metropolitano (Formiga). No Rio de Janeiro está a sede do órgão no Brasil (CNB), presidido pelo confrade Márcio José Silva. O espanhol, Juan Manuel Buergo Gomez, assumiu o cargo de 17º presidente Geral Internacional (CGI) da entidade, dia 9 de setembro de 2023, em Paris. O evento contou com a presença de destacados membros da organização e autoridades eclesiásticas.