Ícone do site Folhadamanha

Conmebol multa Galo por causa de gramado

Excesso de shows no Mineirão prejudica gramado./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Sem jogar desde o último sábado e sem técnico, o Galo foi punido nesta quinta-feira, 15, pela Conmebol, por conta da qualidade do gramado do Mineirão na partida contra o Athletico-PR, disputada no dia 23 de maio, pela fase de grupos da Libertadores.

A punição total ao Atlético é de R$ 150 mil. Sendo que R$ 48 mil foram pela quebra dos artigos 4.3.1.2 e 5.6.1 do Manual de Clubes da Libertadores de 2023, que cita dimensões do gramado, campo em excelentes condições, sistema de drenagem, sistema de irrigação e uso de grama natural ou artificial. O restante da multa é referente ao uso de sinalizadores e arremesso de objetos no gramado, por parte da torcida atleticana.

No 5.6.1, é citado que o clube mandante é responsável por “garantir uma superfície segura, nivelada e com altura correspondente de corte”. Ou seja, se o gramado não estiver em boas condições, a culpa é do time dono da casa.

A péssima qualidade do gramado do Mineirão não é novidade e críticas não faltam. Antes da partida que gerou a punição, Hulk demonstrou a sua indignação sobre a situação. Após o apito final, um deputado acionou o Ministério Público por conta das más condições do palco de jogo.

Os diversos shows realizados no Gigante da Pampulha é o principal fator para o deterioramento do gramado e um dos motivos para o imbróglio entre a Minas Arena (administradora do Mineirão) e o Cruzeiro, que resultou no clube celeste mandando os seus jogos do início da temporada no Independência.

Em nota, o Mineirão informou que “as condições técnicas de jogabilidade para Atlético x Athletico-PR, em 23 de maio, pela Copa Libertadores, foram aprovadas em vistoria da Conmebol realizada antes da partida”.

Sair da versão mobile