20 de julho de 2023
A paisagem da Serra da Canastra contrastando com o céu iluminado e maravilhoso, onde há pouca incidência de luz artificial./ Foto: Leo Froes.
PASSOS – A Serra da Canastra será um dos temas discutidos na 1ª Conferência Brasileira de Astroturismo, que vai abordar “Os Céus da Canastra como Patrimônio Cultural”. A agência de astroturismo, Astro Traveler, atuante nesta região, vai representar Minas Gerais no evento, que será realizado de 31 de julho a 2 de agosto de 2023, no Rio de Janeiro.
O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, vinculado ao Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a responsável pela realização da conferência que será de forma gratuita, na modalidade online e será transmitida pelo canal TV Valongo (canal do Observatório do Valongo da UFRJ no YouTube), de 19 às 21h, em todos os dias do evento.
De acordo com Rafael Marques, da agência Astro Traveler, a conferência será voltada para profissionais da área de turismo, ecoturismo, astronomia profissional e amadora, astrofotografia, Meio Ambiente, Educação e a todos os interessados no tema do Astroturismo.
“O evento terá participação de grupos de pesquisa, agências de turismo e profissionais que já atuam no Astroturismo, segmento que começa a despontar em nosso país. Ao longo dos três dias, teremos 18 apresentações com palestrantes especialistas, e ao final de cada dia, uma rodada de perguntas enviadas pelo público”, disse Marques.
A conferência contará com diversos parceiros e apoiadores institucionais tais como a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Instituto do Ambiente e Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro (INEA/SEAS-RJ), o Legado das Águas (Reserva Votorantim) e a Dark Sky Alqueva (Portugal), primeiro destino astroturístico do mundo.
O tema central da conferência será “Astroturismo: uma nova fronteira para o turismo brasileiro”. O evento discutirá os desafios e oportunidades do Astroturismo no Brasil, bem como as experiências bem-sucedidas em outros países. Além disso, a conferência abordará a importância da preservação do céu escuro, um recurso natural essencial para o Astroturismo.
A I Conferência Brasileira de Astroturismo é uma oportunidade única para profissionais e interessados no tema do Astroturismo se reunirem e trocarem experiências. O evento também será uma oportunidade para divulgar o Astroturismo como uma nova opção de turismo no Brasil.
A programação completa pode ser acompanhada pelo link: https://drive.google.com/file/d/1whAE5rofaswEhv-Qg5F3H8I9YX-5BLBz/view?usp=sharing