23 de outubro de 2023
Interessado deve comparecer no Mercadão com currículo e documento pessoal com foto./ Foto: Divulgação.
PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) cadastrou até a última sexta-feira, 20, mais de 700 vagas de empregos para a 2ª edição do ‘Conectando Oportunidades’, evento que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, das 9h às 14h, no Mercado Municipal, em Passos.
Segundo a Sedest, o evento vai coletar currículos e realizar entrevistas com candidatos interessados na inserção ou reinserção no mercado de trabalho, com vagas que abrangem toda a população em idade produtiva.
De acordo com a técnica do Programa Acessuas, Fabiana Machado, o ‘Conectando Oportunidades’ é um evento que aproxima as empresas que disponibilizam vagas de emprego das pessoas que buscam colocação no mundo do trabalho, sendo um programa do Governo Federal, que busca a reinserção do cidadão no mercado de trabalho e aderido pela prefeitura, por meio do Acessuas Trabalho.
“Já temos cadastradas 16 empresas que vão disponibilizar cerca de 700 vagas. A expectativa é de que pelo menos 1 mil pessoas passem pelo Mercadão Municipal para deixarem seus currículos. Na edição passada, que ocorreu em 28 de abril deste ano, foram atendidas 497 pessoas. O município de Passos está com enorme ascensão e desenvolvimento em relação a empresas que ofertam vagas. Esperamos inserir o maior número de pessoas ao mundo do trabalho”, disse Fabiana.
Segundo informações da Sedest, as empresas que participarão na oferta de vagas são de diversos setores, algumas delas são: Grupo CMP, MinasBeb, JBS, Economart, Mart Minas, Independência Móveis Rústicos, Santa Casa de Misericórdia de Passos, Ipiranga Agroindustrial, Unimed, Porto Mineiro de Grãos, Granmak Máquinas Agrícolas, Em Casa Materiais de Construção, RPM, Rio Verde Engenharia e Empreiteira Afonso França.
Ainda conforme a secretaria, a ‘Rede Cidadã’ estará no evento para orientar sobre o programa ‘Jovem Aprendiz’, que abre oportunidades para os jovens que buscam por uma primeira oportunidade de trabalho, assim como o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, que fará a divulgação dos cursos ofertados pela instituição.
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho.
O Acessuas Trabalho é um programa do Governo Federal, financiado no município de Passos e com a participação da União no cofinanciando dos programas que estão em funcionamento, estando presente nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop e Cramp, que estão aptos a receber os pré cadastros e aguardar o chamamento para as próximas etapas.