GUAPÉ – A Prefeitura de Guapé informa que, devido a um dano técnico identificado no sistema hidráulico da rampa de acesso da Balsa Guapé, que opera no Porto Penas, será necessária a retirada temporária do equipamento de operação para manutenção emergencial.
Em caráter provisório, a Eletrobrás solicitou e autorizou a liberação da Balsa Harmonia, que opera no Porto do Barreirinho, para operar no Porto Penas por um período de cinco dias, garantindo a continuidade do serviço de travessia. No mesmo período a comunidade de Barreirinho vai ficar sem a embarcação.
A substituição imediata visa não apenas manter o atendimento essencial à população, incluindo pacientes que realizam tratamento médico na cidade de Passos, como também evitar riscos ambientais, como o vazamento de óleo hidráulico no lago, que poderia causar sérios danos à fauna e flora da região.
O problema identificado está relacionado a um possível impacto mecânico causado por veículos pesados, como tratores e caminhões agrícolas, que utilizam a estrutura frequentemente. Não há, até o momento, registro da ocorrência no Diário de Bordo da embarcação, conforme exige a legislação marítima vigente.
A Administração Municipal, junto à Secretaria de Transportes, reforça a necessidade de cumprimento rigoroso das normas de segurança estabelecidas pela Marinha do Brasil, conforme previsto na NORMAM-202, por parte de todas as tripulações envolvidas na operação das balsas.
“Contamos com a compreensão e colaboração de todos, em especial da Comunidade do Barreirinho que ficará por aproximadamente 5 dias sem a disponibilização da balsa. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com o bem-estar da população e com a preservação do nosso meio ambiente”, informa a prefeitura.