Destaques Geral

Comtur do Glória discute pautas para impulsionar setor

1 de agosto de 2024

MÔNICA, ZÁIRA E ADRIANO ESTÃO AGREGANDO IDEIAS AO COMTUR DO GLÓRIA / Foto: Reprodução

ÉZIO SANTOS

 

S. J. B. GLÓRIA – A diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São João Batista do Glória se reuniu na noite de terça-feira, 30, para consolidar três importantes assuntos relacionados diretamente ao fomento do setor nos próximos anos. O principal objetivo é facilitar o acesso aos pontos de belezas naturais públicos e privados do município.

O cadastramento dos prestadores de serviços do turismo no sistema eletrônico do governo federal, com participação dos órgãos oficiais de Minas Gerais, foi amplamente debatido e aprovado por unanimidade.

“Não tem como os empreendedores de pousadas, bares, restaurantes, casas de temporada e guias, que orientam e apresentam os pontos mais badalados aos visitantes. Por isso, de forma gratuita e pela internet, essa gente toda será catalogada no site Cadastur”, ressaltou Záira Santana Andrade, presidente do Comtur gloriense, subordinado à Secretaria de Planejamento.

A diretora de Turismo, Esporte e Lazer da prefeitura, Mônica Ferreira Araújo, que participou do encontro, vai auxiliar quem tiver dúvidas no cadastramento. “Ela está diretamente ligada ao turismo da nossa cidade e responsável por divulgar através do grupo do Comtur no WhatsApp, tudo de interesse da população. Sabe tudo sobre o Cadastur, além de conhecer muito bem sobre eventos e empreendedores da nossa cidade”, afirmou Záira.

Outro assunto fundamental para alavancar o setor são as estradas rurais. Por meio do projeto elaborado pelo secretário do Comtur, e doutorado em Ciência do Solo, Adriano Ribeiro Guerra, dia 17 de julho, um grupo de 17 pessoas percorreram 20 km entre a cidade e a região dos Canteiros, um dos caminhos para o Vale da Babilônia e Serra da Canastra, para monitoramento sobre as condições ideais de tráfego veicular.

Záira contou que o engenheiro civil e secretário municipal de Infraestrutura, Gleuberd de Oliveira Chaves, e o encarregado pela equipe de conservação das estradas rurais, José Roque, também estavam presentes com os demais integrantes do grupo. “Dentre as melhorias a serem projetadas, através de ofício à prefeitura, estão os canais de escoamento da enxurrada e construção das lagoas secas. Por hora, damos início na estrada dos Canteiros, mas futuramente no Fumal, Palmeiras e Capitinga”, explicou a presidente do Comtur.

Na reunião de terça, ficou decidido que o Comtur não promoverá eventos turísticos, deixando apenas para os empreendedores, porém, vai colaborar na divulgação por meio do grupo do órgão no Whats e Outdoor. Outro projeto em pauta por Záira, professora aposentada e dona de um sítio de temporada, é o Comunica Glória, que visa divulgar por meio das redes sociais, as belezas naturais dos municípios. “Queremos envolver as crianças escolares levando-as aos pontos turísticos. Posteriormente elas também vão nos auxiliar na popularização desses locais, recebendo algum tipo de incentivo”, explicou Záira.