Ícone do site Folhadamanha

Companhia de Reis chega neste sábado na Capela do Esmeril no Glória

NA CAPELA DO ESMERIL ACONTECE OS RITOS RELIGIOSOS DE CHEGADA DA COMPANHIA DE REIS UNIÃO DO GLÓRIA./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

S. J. B. GLÓRIA – A Companhia de Reis União do Glória encerra neste sábado, 6, a visita em cerca de 160 residências, que iniciou no último domingo, 30 de abril. A chegada da companhia será as 17h, na capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro rural do Esmeril, em São João Batista do Glória.

Conforme informações dos organizadores, após percorrer algumas residências neste sábado, às 12h30, na casa de Marcilene de Oliveira Pinto, será servido um almoço aos componentes da companhia e convidados especiais. Ás 17h terá início a cerimônia da chegada do grupo na igreja da comunidade, com a entrega da bandeira dos Três Reis Magos ao casal de festeiros Ricardo Pereira dos Santos e Francismara Reis Fernandes Santos, seguido do cumprimento da promessa, que representa o objetivo das visitas durante os sete dias, além de nomear os anfitriões do ano seguinte e realizar a reza do terço.

Para o embaixador do grupo há 16 anos, Deugnes Henrique Gonçalves, desde o dia 30 de abril, data da saída da companhia, 14 membros, compostos por um contramestre, três reis magos, além dos palhaços, alferes e foliões, percorreram diariamente – entre 8h30 e 19h – cerca de 25 casas por dia. Segundo ele, os almoços eram servidos na zona rural e os jantares na cidade.

Segundo os organizadores, após a chegado na capela, está previsto um show ao vivo com Negão da Sanfona e banda, da cidade de Passos. Neste domingo, 7, a partir das 11h, terá ainda almoço comunitário, bingo e leilão.

Capela

A capela na comunidade do Esmeril, local do evento, foi doada por Conceição Maria de Jesus, hoje com 91 anos e tem a possibilidade do terreno ser repassado à Paróquia São João Batista.

Promessa

Segundo o embaixador, Deugnes Henrique Gonçalves, a Companhia União do Glória foi formada pela primeira vez há quase 35 anos, através da súplica aos Reis Magos, pelo falecido morador da comunidade do Esmeril, Geraldo Venário, para atrair chuva ao município. Segundo Deugnes, todos os anos Geraldo visitava a vizinhança com os foliões. “Em poucos dias, naquele ano, a chuva chegou em abundância. Então a tradição permanece até nos dias de hoje”, contou.

Segundo ele, as visitas acontecem três vezes por ano, com chegada prevista na comunidade de Taboas no mês de janeiro, na comunidade do Esmeril em maio e em Capetinha no mês de agosto.


Sair da versão mobile