28 de maio de 2025
Foto: Reprodução
Ataíde Vilela
Como usuários, acredito que não podemos perder nossa capacidade de indignação e nem aceitar, de forma passiva o “isolamento” a que nos têm sido impostos, pelas péssimas condições de nossas rodovias. Essas rodovias, que não nos oferecem as condições ideais mínimas e adequadas, em termos de segurança, que são imprescindíveis para o tráfego de veículos. A MG-050, é um caso bem típico disto. A PPP da MG-050, infelizmente, se tornou um péssimo exemplo disso, que não deveria estar acontecendo, em termos de concessão de rodovias no Brasil. Mostra-nos que o descalabro tomou conta, pela falta de uma fiscalização eficiente e competente pelo órgão concedente, no caso a SEINFRA-Secretaria do governo estadual, que falha, de forma clamorosa. A SEINFRA vem, sistematicamente aprovando projetos antiquados e em não conformidade com as técnicas modernas de obras de intervenções, manutenção e conservação de uma rodovia como a MG-050. Em paradoxo a isto, assistimos a antiga concessionária-Nascentes das Gerais lucrando 3 bilhões de reais, com a venda da concessão da MG-050 para outra empresa, no caso, a italiana Apia. A negociação do direito de continuar faturando, com essa “indústria de arrecadar”, foi negociada pelo expressivo valor de R$ 3 bilhões. Estão nos tratando, como tolos usuários! Pagamos muito caro, para trafegar numa rodovia lenta, perigosa e com péssimo traçado! O tempo de percurso dobrou, a quantidade de acidentes aumentou e o piso é irregular em todos os trechos dessa rodovia.
Essa transferência acionária foi realizada, com o governo estadual assistindo calado, a tudo isto, sem esboçar qualquer reação, sem apresentar quaisquer reivindicações, nem ao menos, que fossem apresentadas e discutidas, com a Nascente das Gerais e Apia, antes de homologar esta cessão de concessão da MG-050. Ou seja, deixaram passar uma grande oportunidade de exigir, a tão sonhada duplicação da MG-050, que têm sido insistentemente, exigida com razão, pelos seus usuários. Por cerca de 1/3 desse valor, ou seja, com 1 bilhão de reais, seria possível e viável a realização da duplicação de toda a extensão da MG-050. O que permitiria deixá-la segura e, em ótimas condições de trafego em toda a sua extensão, de Belo Horizonte até a divisa com estado de São Paulo. A MG-050 com a sua duplicação, iria oferecer, sem dúvida alguma, aos seus usuários, as condições ideais de trafegabilidade, com segurança, conforto e de tempo rápido para vencer este percurso. O que não ocorre atualmente. O que temos assistido em relação a MG-050, é abandono e descalabro generalizados, pois existem dezenas de pontos críticos, ainda sem soluções, ao longo desta via. São exemplos disto, pontes velhas, antigas e mal construídas em curvas, péssimo traçado e piso extremamente desgastado. Em paralelo a tudo isto, assistimos como tolos usuários, nas barbas do governo estadual, esta negociata bilionária, transferindo a concessão da MG-050, onde as empresas negociam e definem como e quem vai explorar, fazendo o que bem entendem, sem intervenção alguma, por parte do órgão concedente. E a conta desta incompetência, fica para nós, como usuários, que continuaremos pagamos muito caro, por esta omissão e irresponsabilidade.
As intervenções e obras realizadas, até o momento, na prática, não alterou a sua má fama da MG-050, ou seja, continua sendo conhecida como “rodovia da morte”. Ao lado da BR-381(rodovia Fernão Dias), infelizmente, continua sendo considerada rodovia recordista em números de acidentes fatais. A MG-050, realmente, é uma rodovia perigosa, traiçoeira, com muitos pontos críticos, sem que os órgãos de fiscalização estadual, como a SEINFRA e a concessionária resolvam e coloquem essa rodovia em condições adequadas para que seus usuários não estejam sujeitos a tantos riscos e possam usufruir de uma via segura, adequada e de acordo com as modernas técnicas de construção e manutenção de rodovia. Torna-se imprescindível, que a caótica situação da MG-050 seja resolvida já! Duplicação urgente da MG-050! Para isto, basta ter vontade política e antecipar e realizar de uma nova concessão da MG-050 – com objeto de realizar a duplicação dessa rodovia. Falta ousadia por parte do governo estadual, além de compromisso e respeito com os usuários da MG-050!!!
Ataíde Vilela, engenheiro civil, foi prefeito de Passos nas gestões 2005/2008 e 2013 a 2016.