PASSOS – A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara de Passos, composta pelos vereadores Francisco Sena, Dentinho e Dirceu Soares, se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest), nesta quarta-feira, 17, para discutir o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias das políticas de assistência social por meio do trabalho.
Segundo informações da Câmara, as coordenadoras do programa, Fabiana Machado e Vanilda Barbosa, estiveram presentes e apresentaram o funcionamento do projeto. Elas explicaram que o programa envolve uma série de ações, como oficinas que oferecem orientação e preparação para os cidadãos, abrangendo uma faixa etária de 14 a 64 anos. O encaminhamento para possíveis vagas de emprego ocorre apenas após três oficinas preparatórias.
Ainda de acordo com o Legislativo, as coordenadoras também relataram que o programa não oferece capacitação profissional, mas, atualmente, conta com parceiros que fornecem esse tipo de treinamento, como o IF Sul de Minas. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização, que engloba toda a família do cidadão, se necessário.
Fabiana também mencionou o evento “Conecta Passos”, onde 11 empresas estavam presentes oferecendo vagas de emprego. Segundo elas, aproximadamente 900 currículos foram coletados. Um novo evento está previsto para novembro.
As representantes da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas, Elaine Maia, Keila Reis e Marisa Lemos, também estiveram presentes e sugeriram a realização de um levantamento para oferecer capacitação profissional de acordo com as necessidades das empresas.
Os membros da comissão agendarão uma nova reunião para expandir o debate sobre o assunto, convidando empresas, associações e faculdades do município.