Ícone do site Folhadamanha

Comissão de Saúde ouve Secretaria e SRS sobre a dengue

Luciene Garcia

PASSOS – Integrantes da Comissão Municipal de Saúde da Câmara Municipal de Passos visitaram, na quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde e a SRS (Superintendência Regional de Saúde de Passos) para checar como estão as tratativas para evitar o avanço da dengue que assola o município. Integraram a comitiva o presidente da comissão, Francisco Sena, Luis Carlos do Souto Júnior/Dentinho e Dirceu Soares Alves, acompanhados do vereador Edmilson Amparado.

Na SRS foram recebidos por Márcia Silva, coordenadora de Epidemiologia, que explicou a situação da dengue no município e na região falou da importância do município cumprir o Plano Municipal de Contingência Arboviroses, Dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela.

Depois, os vereadores foram até a Secretaria da Saúde e foram recebidos pelo secretário da Saúde, Thiago Agnello Salum. Sallum explicou que o município está sem o inseticida, que governo não está repassando desde agosto, que deve ter comprometido o aumento dos casos. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Passos começou a testar um novo inseticida comprado por contra própria para extermínio do mosquito Aedes aegypti, conforme noticiado pela Folha.. Sallum entregou o protocolo do município com a DRS para os vereadores. “É muito importante o município cumprir com o protocolo, para não chegarmos a essa situação de surto, pontuou Sena.

“A visita da Comissão de Saúde da Câmara de Passos à Secretaria de Saúde na quinta-feira, 09, foi um alinhamento para somarmos forças entre o Poder Executivo e Poder Legislativo. Fico muito grato por termos a oportunidade de expor todo nosso trabalho nos últimos anos e as necessidades que temos enfrentado, para juntos, combater este mal em Passos. Estou satisfeito pelos vereadores que compõem a Comissão de Saúde e, espero que possamos com esta parceria em construir juntos uma saúde pública de mais qualidade para toda a população”, disse o Secretário de Saúde, Thiago Agnelo Salum.

Na próxima quarta-feira (15/02), Sallum e a secretária de Obras, Cléria Rosa, estarão em uma reunião com a Comissão de Saúde, na Câmara Municipal.

Superlotação

O aumento de casos de dengue em Passos sobrecarregou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Segundo Sallum, nas redes sociais, “Nós estamos tendo um aumento gradual dos casos notificados de dengue e a população toda do nosso município procura a UPA para atendimento. Então, nós pedimos à população que também esteja procurando a atenção primária. Nós temos 23 unidades de atenção primária na cidade e uma UBS. Não são todos os casos que devem ir até a UPA”.

De acordo com o secretário, a procura alta procura pela UPA sobrecarregou os funcionários e gerou uma demora no tempo de atendimento. Porém, nenhum paciente ficou sem atendimento. Foram convocados três profissionais para dar suporte à população. Ele faz um apelo para que as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Saúde da Família e na UBS.

Números

A região ultrapassou mil casos prováveis de dengue em 2023. Na primeira semana de fevereiro, as notificações tiveram aumento de 39,2% e chegaram 1.177. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), os registros subiram de 846, em 30 de janeiro, para 1.177 nesta segunda-feira. Em Passos, a alta foi de 37%. No município, o número de casos prováveis subiu de 631 para 864 em uma semana.

Sair da versão mobile