PASSOS – A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara de Passos discutiu o plano de impacto na Saúde diante da instalação da cervejaria Heineken no município.
De acordo com informações da Câmara, a questão foi tema de debate promovido na tarde desta terça-feira, 19, em evento realizado no plenário e que teve parceria com o Conselho Municipal de Saúde, reunindo gestores, dirigentes de classes e representantes de organizações públicas.
Segundo a Câmara, o vereador Luis Carlos Souto (Dentinho), ao lado dos parlamentares Francisco Sena e Dirceu Soares, que compõem a comissão, deram início ao debate, tendo convidado para a mesa diretora o prefeito de São João Batista do Glória, Celso Henrique, e seu vice, Eder de Paula, o secretário de Saúde da Prefeitura de Passos, Thiago Salum, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), James Soares, e o superintendente da Santa Casa, Daniel Soares.
De acordo com CMS apresentou um diagnóstico, que mostra preocupação sobre impacto da chegada de trabalhadores para a obra no setor de saúde. Em contato com a Heineken, o conselho aponta ter sido informado que, em breve, as obras devem contratar cerca de 3,5 mil trabalhadores para a construção civil.
Como sugestões para redução de impactos, o conselho defende que o município deve se preparar, sugerindo que novas equipes devem ser referenciadas; que os centros de especialidades médicas devem ser reorganizados; que se projete a construção de uma segunda UPA e a implantação de um hospital municipal.
Ainda segundo a Câmara, o superintendente da Santa Casa indica que o turismo na região também tem crescido a passo “galopante”, o que tem pressionado o sistema de atendimento da saúde.
De acordo com a Câmara, Daniel Soares apontou para a importância de um plano de contingência, que vai dar condição de haver uma tranquilidade. Segundo ele, o orçamento de 2023 do hospital deve ficar próximo de R$ 350 milhões, observando que os recursos parecem vultuosos mas que a Santa Casa depende sempre dos repasses, inclusive de emendas parlamentares, para conseguir suprir crescimento de demanda.
O prefeito Celsinho, de São João Batista do Glória, disse que a região está vivendo um momento importante de desenvolvimento econômico, ressaltando estar consciente que o município será um dos maiores beneficiários com a Heineken.
Para o vereador Dentinho, é importante que os impactos sejam previstos e eventuais problemas solucionados. O secretário de Saúde, Thiago Salum, disse que a pasta tem desafios e está buscando investimentos. Segundo a Câmara, equipes de saúde devem ser ampliadas com foco na atenção primária e secundária.
O dirigente da unidade de Passos da Universidade Estadual (Uemg), Hipólito Ferreira, disse que a instituição pode contribuir para a instalação da cervejaria, destacando o potencial da Universidade e seus 26 cursos. O presidente do CMS, James Soares, afirmou que o debate acontece numa boa hora, que a expansão industrial preocupa e os impactos podem reduzidos.
O vereador Dirceu Soares definiu o momento como importante para o debate. O vereador Francisco Sena, presidente da Comissão, disse que a instalação da indústria reforça a necessidade do planejamento, observando que a saúde e seus equipamentos vão precisar ser reforçados, exemplificando que atualmente a base do Samu em Passos só conta com dois veículos para atender a cidade e região.