7 de novembro de 2023
Foto: Arquivo FM.
PASSOS – A reunião da Comissão de Saúde e Ação Social que iria discutir nesta terça-feira os projetos do novo PAC – programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais – foi cancelada.
O motivo foi a ausência do secretário de saúde Thiago Salum, que apresentou um atestado médico de cinco dias após passar pela UPA. Com isso, a outra reunião, sobre a dengue, que estava prevista para quinta-feira, dia 09 de novembro, também não irá acontecer e será remarcada.
O novo PAC é um programa do governo federal que disponibiliza 65,4 bilhões de reais para projetos em diversas áreas. As prefeituras têm até o dia 10 de novembro para se inscreverem e pleitearem os recursos. No entanto, segundo a Superintendência Regional de Saúde, em reunião no dia 31 de outubro de 2023, com os membros da Comissão de Saude, os vereadores Francisco Sena e Luis Carlos Dentinho, informou que o município de Passos ainda não se inscreveu em nenhum projeto na área da saúde até aquela data.
O secretário Thiago Salum foi convocado pela Comissão de Saúde e Ação Social para esclarecer se o município iria participar do programa e quais projetos seriam apresentados. A Superintendência Regional de Saúde informou que o município poderia solicitar recursos para construção de UBS, Centro de Reabilitação, CAPS 3 (24 horas), Samu e Unidades Móveis de Saúde Bucal.