27 de dezembro de 2024
Roupas, brinquedos, eletroeletrônicos, perfumaria e calçados estão entres os produtos mais procurados neste final de ano. / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
PASSOS – As vendas de Natal no comércio de Passos cresceram 6% neste ano em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo a Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), o aumento superou as expectativas. “A nossa expectativa era de crescimento, mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, com juros e dólar com valores elevados, tínhamos essas expectativas de aumentar as vendas”, disse o presidente da Acip, Renato Mohallem Santiago.
Mohallem afirma que o ticket médio das compras realizadas neste Natal foi de R$ 180. Entre os produtos mais vendidos estão eletroeletrônicos, roupas, brinquedos, perfumaria, calçados, chocolates, doces, alimentos e bebidas, artigos de decoração, além de games e acessórios.
Os eletrônicos, como celulares, TVs, air fryers e sistemas de som foram os itens de maior procura, seguidos por roupas e brinquedos, que também atraíram muitos consumidores durante as festividades.
Mohallem aponta que, apesar do crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, as tradicionais compras em lojas físicas ainda atraem muitos consumidores na época do Natal.
“Jamais a magia do Natal será apagada, mesmo com a tendência natural das vendas online, sempre a população vai passear e ir às compras nas lojas físicas”, afirma.
Para o presidente da Acip, as expectativas em relação ao desempenho do comércio no próximo dependem das ações do governo federal e do cenário econômico.
“Nós, empresários, sempre projetamos a expansão do PIB entre 1,9% e 2%. A previsão de cotação do dólar está em R$ 6 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda norte-americana fique em R$ 5,90. O problema é a taxa Selic muito alta, como consequência temos a elevação dos juros e também da cotação do dólar”, afirma.
De acordo com o levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), o valor do ticket médio dos presentes, neste ano, foi de R$ 230,50 no estado e a estimativa é que cerca de R$ 6 bilhões foram injetados na economia mineira, o que representa um aumento de 7,5% em relação a 2023.
Com relação ao local das compras, a pesquisa da FCDL-MG mostra que mais da metade dos mineiros (52,3%) dividiram as compras entre as lojas físicas e digitais, enquanto 36,4% preferiram somente as lojas físicas e outros 11,4% compraram apenas na internet.
Ainda segundo os dados, 87,5% das pessoas deixaram para realizar as compras no mês de dezembro enquanto 11,4% aproveitaram as promoções da Black Friday. No ranking dos presentes mais procurados aparecem vestuário, com 30,2%, calçados, 17,4%, Perfumes e Cosméticos, 15,1%, e Brinquedos com 10,2%.