PASSOS – Também ocorre nesta sexta-feira, 24, às 10h, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), um ato público organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), com apoio da Aduemg e presença do comando de greve do Instituto Federal Sul de Minas.
“Participaremos do ato público regional unificado do Sind-UTE e da Uemg em um dia de luta regional da educação. Somos um movimento singular, da esfera federal, mas cujas reivindicações somam-se às reivindicações de nosso estado e de nossa região de maneira geral”, publicou o comando de greve nas redes sociais.
Nesta quarta-feira, 22, membros do comando da unidade Passos estiveram na Marcha da Classe Trabalhadora realizada em Brasília. O ato reuniu servidores de todas as regiões do país para manifestação por reivindicações da greve, que completa 39 dias nesta sexta-feira, 24.
Governo encerra negociações
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou aos sindicatos que as negociações com os profissionais da educação federal em greve foram encerradas. O ministério espera firmar um acordo com os representantes da categoria na próxima reunião, agendada para segunda-feira, 27.
O comunicado foi enviado por e-mail às entidades que representam a categoria. O texto esclarece que o encontro agendado não se trata de um processo negocial, como divulgado por parte da imprensa, mas sim da “assinatura do Termo de Acordo, não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) publicou o conteúdo do e-mail, afirmando que a mensagem “reforça o autoritarismo e ameaça a greve” e expressou seu desejo de continuar discutindo as propostas de reajuste salarial.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação declarou que o e-mail enviado aos sindicatos teve como “único objetivo prestar esclarecimentos adicionais e reafirmar o entendimento mantido entre as entidades e o governo” durante a reunião da Mesa de Negociação realizada na quarta-feira, 15 de maio, quando o governo federal apresentou a última proposta de reajuste salarial. As entidades devem avaliar de forma definitiva a proposta do governo nesta sexta.